sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Variações de Preços de Hortigranjeiros no Estado do Espírito Santo


APRESENTAÇÃO

Este trabalho “VARIAÇÃO DE PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO” , permite a visão necessária a tomada de decisões, principalmente referentes ao plantio, beneficiamento e comercialização, via análise do comportamento dos preços e quantidades praticados nos últimos 6 (seis) anos na CEASA/ES para 40 (quarenta) dos principais produtos.

Através destas indicações, que refletem o comportamento histórico dos preços de atacado, podem-se esperar desdobramentos positivos na busca de se adequar os plantios às demandas do mercado, facilitando o planejamento da produção, no que toca ao “Que, Quando e Quanto produzir”, contribuindo, assim, para minimizar oscilações bruscas nos preços destes produtos, em benefício de todos os agentes envolvidos no processo de produção e distribuição dos hortigranjeiros.

Os gráficos apresentados poderão servir também, numa análise mais cuidadosa, para mostrar aos produtores a melhor época de plantio destes produtos, bastando, para isto, levar em conta o ciclo da cultura. Dentre muitos exemplos, podemos citar o gráfico da cultura do “Taro” ou Inhame, (Fig. n.º 38). Como seu ciclo é de 5 (cinco) a 7 (sete) meses na região quente, pode-se concluir, portanto, que a melhor época de plantio deve ser nos meses de maio a julho, para que o forte da produção possa ocorrer nos meses deoutubro a janeiro, quando os preços geralmente estão em alta. Esse gráfico mostra também que devemos estudar e aplicar melhores tecnologias nessas épocas, porque as dificuldades de produção são maiores e a produtividade e qualidade são fundamentais para o sucesso da boa comercialização.

Outra importante utilidade desses gráficos é facilitar o planejamento das atividades agrícolas, pois, possibilita, dentro das limitações climáticas e de solo, o plantio de culturas diferentes em épocas diferentes (rotação de culturas), com vistas a garantir aos produtores maior rentabilidade, evitando-se as bruscas variações nos preços, em função das elevadas ofertas características de muitos produtos em determinadas épocas do ano.O aludido planejamento permite ainda uma redução de custos, pois o dimensionamento da oferta reduz riscos e possibilita a compra antecipada de insumos e melhor utilização da mão de obra disponível.

Também os consumidores finais poderão tirar proveito destes gráficos, na medida em que serão orientados a concentrar suas compras nos “ produtos de épocas”, facilitando o planejamento das mesmas.

Poderão servir também para indicar aos Governos (Estaduais e Municipais) e a própria iniciativa privada em “que, quando e onde” deverão priorizar a aplicação dos seus investimentos, especialmente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias impactantes no desenvolvimento rural sustentável. A título de exemplo, cita-se o gráfico da cultura do “Limão tahiti”, (Fig. n.º 26), que evidencia a necessidade de pesquisa e disponibilização de informações sobre o estoque de tecnologias já existentes com objetivos de aumentar a produção no período de agosto a novembro, quando ocorrem os maiores picos de preços durante o ano.

A linha de cor vermelha que representa a Quantidade do produto comercializado na CEASA/ES, com 6 (seis) anos para análise, na maioria dos produtos deixa evidente o princípio da “Lei da Oferta e Procura”, onde grandes ofertas acarretam preços baixos e vice versa. Temos exceção para alguns produtos que sofrem influência direta do aumento da quantidade com o aumento do consumo, ou influência direta da grande quantidade exportada para outros Estados, quando a maior demanda por parte de outros Estados sustenta os níveis de preços em patamares mais elevados, a exemplo do Tomate (Fig.n.º 39).

Os gráficos da média anual mostram os ciclos de preços no período de 6(seis) anos e uma comparação de preços/ano, sendo portanto um subsídio importante no momento da tomada de dicisões de “O QUE, QUANDO, QUANTO E PARA QUEM PLANTAR”, principalmente na comparação da receita média e custo médio anual.

Deste trabalho poderão ser extraídos importantes subsídios para tomada de decisões mais rápidas e acertadas por todos os integrantes da cadeia produtiva dos produtos hortigranjeiros, especialmente pelos produtores e lideranças rurais, público preferencial do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper.

Por último vale ressaltar que este trabalho é uma versão atualizada do documento “ VARIAÇÃO DE PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO “ SÉRIE AGRICULTURA FAMILIAR, publicado pelo Incaper, em Abril de 2002.

Outras informações entrar em contato com Hermeval Guerini através do Telefone (27) 3336-1475 ou Telefax 3343-5730 e Email: Cariacica@incaper.es.gov.br.
Cariacica 11 de fevereiro de 2010.

HERMEVAL GUERINI
Eng. Agr. INCAPER

Nenhum comentário:

Postar um comentário