quinta-feira, 16 de agosto de 2012

NO MARANHÃO - Matões do Norte realiza I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária


O município de Matões do Norte (MA), realizou a I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, nessa quarta-feira (15). Localizado no Território da Cidadania Vale do Itapecuru e integrado às políticas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Matões tem aproximadamente 14 mil habitantes – nove mil residem na zona rural – e se destaca pela produção de abóbora, farinha de mandioca, quiabo, maxixe, pepino, produtos da horticultura em geral. 

A feira contou com a participação de 15 comunidades, com 20 expositores de produtos da agricultura familiar, além da exposição e comercialização de produtos do artesanato local, avicultura (galinha caipira) e caprinocultura. Os organizadores pretendem realizar a feira uma vez por mês, no início. Depois, o objetivo é transformá-la em quinzenal e até semanal, para poder oferecer os alimentos aos consumidores e facilitar a comercialização para os agricultores. 
Consultor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Sayd Zaidan falou a respeito da atividade: “A feira é um evento de relevância e incentivo para os agricultores e para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ela mostra a força desse setor e reforça a importância das políticas do MDA para a garantia da produção e fortalecimento da categoria”, afirmou. 
Um exemplo claro, segundo o consultor, é a política do Garantia Safra que, além de estimular a produção agrícola, compreende as situações de risco climático para os agricultores familiares que precisam produzir tanto em períodos de seca, como nos de chuva. “Portanto, as feiras são de suma importância para a exposição e comercialização da produção, gerando renda e sustentabilidade às comunidades rurais”, definiu. 
Consumo consciente
A I Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária foi promovida pela prefeitura municipal de Matões em parceria com a Delegacia Federal do MDA, Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), BNB, Agerp e sindicatos rurais. O evento teve apoio da Conab e da prefeitura de Miranda do Norte, que forneceram a estrutura de barracas aos agricultores. 
As feiras de agricultura familiar e economia solidária funcionam como um importante espaço de comercialização direta, dando maior visibilidade à produção dos empreendimentos solidários e estabelecendo relações saudáveis entre produtores e consumidores, procurando fortalecer a ideia de um consumo consciente e responsável dos produtos e serviços de origem solidária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário