quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nova metodologia para avaliar sementes de café é testada


Os resultados apresentados vão embasar processo de validação
    
   Pesquisas desenvolvidas Embrapa Café e Universidade Federal de Lavras (UFLA) - instituição participante doConsórcio Pesquisa Café cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café - trazem contribuições importantes para a validação de nova metodologia de avaliação da germinação de sementes de café em tempo reduzido. “Durante os estudos foi testada metodologia para diversas cultivares e diferentes níveis de qualidade. A partir dos resultados apresentados, a equipe de pesquisadores envolvida na investigação dessa nova metodologia dará início ao processo de validação do novo teste de germinação de sementes de café e posterior indicação para publicação nas Regras de Análises de Sementes”, adianta a pesquisadora da Embrapa Café Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa.
    A pesquisadora enfatiza a importância desses estudos para o processo de validação da nova metodologia de avaliação de sementes de café. “Para propor e legitimar uma nova metodologia há um longo caminho a ser seguido, desde a definição da metodologia até a verificação de sua validade e eficácia para outras cultivares e diferentes níveis de qualidade, uma vez que implica mudanças nas regras oficiais de análise de sementes. O desenvolvimento e a definição da metodologia foram realizados de 2006 a 2008 durante treinamento na Ohio State University – OSU, nos EUA”.
    Teste de germinação - é uma das atividades obrigatórias do Sistema Nacional de Produção de Sementes e Mudas (SNSM). Para café, o teste atualmente descrito nas regras oficiais de análises demanda um período de 30 dias. Esse tempo é considerado longo, atrasando e onerando a comercialização das sementes e posteriormente a formação das mudas. “Assim, a redução do tempo do teste é altamente favorável, do ponto de vista técnico, econômico e científico, dando maior flexibilidade, otimização e autonomia às atividades do sistema de produção, bem como às atividades de pesquisa sobre a propagação dessa espécie”, explica Sttela.
     Além disso, segundo a pesquisadora, o teste de germinação de sementes de café vem sendo apontado como ferramenta importante no controle de qualidade de grãos de café para a produção da bebida. Resultados recentes de pesquisas comprovam a correlação entre parâmetros químicos e sensoriais com variáveis da qualidade fisiológica e bioquímica dos grãos de café. “Assim, há evidências de que o teste de germinação poderá ser utilizado como um marcador fisiológico da qualidade de bebida do café, dando ao produtor uma opção a mais para a tomada de decisão sobre os destinos de lotes de café, em função da qualidade. Em contrapartida, poderá ser exigido mais do produtor de sementes, inclusive melhores padrões de germinação”.
      A pesquisa foi realizada em estudo de Mestrado do estudante da UFLA Gabriel Castanheira, sob a orientação da pesquisadora da Embrapa Café.
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto:Flávia Bessa – MTb 4469/DF, com informações da Ufla
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário