segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Produtores de Jaguaré participam de curso de identificação de pragas e doenças do mamoeiro - 27/8/2012

 

Cerca de 20 produtores rurais de Jaguaré participaram, nos dias 16 e 17 de agosto, do curso de “Identificação de pragas e doenças do mamoeiro”, organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo do curso foi capacitar os participantes na identificação de pragas e doenças, como o mosaico e a meleira do mamoeiro, e instruí-los quanto às ações necessárias quando são identificados sintomas nas lavouras.
Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Fábio Altoé Marinato, existe uma carência na região de profissionais habilitados a realizar a identificação e erradicação das plantas doentes. “Buscamos ir ao encontro da demanda de ampliação desses profissionais, além de termos a oportunidade de trocar experiências com os produtores de mamão. Essa aproximação do Idaf com a comunidade é essencial e positiva para os dois lados”, opina Altoé.
Doenças do mamoeiro
O mosaico do mamoeiro, também conhecido como mancha anelar, é uma virose que pode ser disseminada rapidamente, causando grandes prejuízos, podendo até inviabilizar a cultura em uma região. A doença reduz a produção e prejudica a qualidade do fruto. Os principais sintomas são amarelecimento e enrugamento das folhas mais novas, clareamento das nervuras, mosaico nas folhas e paralisação do crescimento das plantas.
A meleira do mamoeiro também é uma virose, que se caracteriza por gotejamento do látex nos frutos. A principal medida de controle é a realização de inspeções semanais nos pomares e eliminação das plantas doentes assim que os primeiros sintomas são detectados.

Francine Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário