segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Indústria de chocolate conhece lavouras de cacau de Linhares - 24/8/2012

 

Representantes da indústria de chocolates Nestlé visitaram, nos dias 14 e 15 de agosto, o município de Linhares para conhecer a produção de cacau local. Coordenada pela Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), o encontro proporcionou a aproximação entre a empresa e os produtores, visando parcerias de mercado e institucional.
O gerente do departamento agrícola da empresa, Terence Spencer Baines, e o seu gerente de compras foram a campo conhecer a lavoura cacaueira do município, grande parte afetada pela doença da vassoura-de-bruxa, porém com casos bem sucedidos de produção da fruta com alta qualidade. Os representantes da empresa se reuniram também com cerca de 60 produtores, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para conversar sobre possíveis parcerias com a Acal na busca do fortalecimento da atividade.
De acordo com Terence, a visita foi importante para visualizar a situação da atividade cacaueira em Linhares. “Clareou um cenário que não conhecíamos. Visitamos fazendas modelo, mas vimos a realidade delicada”, destacou. A intenção da Acal é aproximar a indústria do setor produtivo e trazê-la para esse projeto de recuperação da cultura. “A Nestlé é mais um ator nesse processo. Mostramos o potencial que temos para produção de cacau de qualidade e o que podemos fazer para mudar essa situação”, afirmou Maurício Buffon, presidente da Acal.
O gerente agrícola afirmou que o Brasil ainda é deficitário na produção de cacau, o que faz com que a empresa importe amêndoas de outros locais. A intenção é elaborar projetos de parcerias para fomentar a produção de cacau de qualidade na região linharense. “Conhecemos a realidade local. Agora, vamos estudar, junto com os produtores, em que podemos ajudar para melhorar a situação atual”, diz Terence.
Buffon apresentou para a Nestlé os projetos em andamento com o apoio dos governos estadual e municipal, além de parcerias com a Petrobras. Os representantes da indústria de chocolate informaram que tem interesse em participar desse trabalho, podendo auxiliar no fomento a produção de mudas e apoiando a Festa do Cacau, evento que a Acal irá promover na Páscoa em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário