quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Relação da agricultura familiar com indústria é tema de reunião com presidente da Fiergs



A importância da agricultura familiar na economia do estado do Rio Grande do Sul e a incidência das diversas cadeias produtivas gaúchas na indústria pautaram o encontro entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, na manhã desta quarta-feira, 1º, em Brasília. Outro tema tratado foi o espaço destinado para a agricultura familiar na 35ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estará presente com um estande, com destaque para o Pronaf Mais Alimentos, que na última edição viabilizou o financiamento de cerca de 60% do total de máquinas comercializadas durante a feira. 
No encontro, o ministro Pepe Vargas enfatizou o papel econômico e social da agricultura familiar, que, além de produzir a maior parte dos alimentos consumidos no país, é responsável pela ocupação de 74% da mão de obra no campo. “O governo tem dado um olhar diferenciado para esse setor com a ampliação de instrumentos para o desenvolvimento da agricultura familiar. Um destes instrumentos é o Pronaf que desde a safra 2002/2003 teve um incremento de mais de 400% no volume de recursos”, ilustrou. 
Preocupação O presidente da Fiergs, Heitor Müller, também levantou a preocupação da indústria gaúcha com os estoques excessivos de vinho, reforçando o pedido do Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho) para a realização de leilões de Prêmio para o Escoamento da Produção (PEP). 
O objetivo, além de diminuir os estoques, é garantir o recebimento de uva na próxima safra pelas indústrias e cooperativas e impedir a redução no preço pago pela uva ao produtor, que, no estado, é predominantemente agricultor familiar. Müller também mencionou a valorização das agroindústrias como um dos pilares para conter o êxodo rural e para agregar valor aos produtos da agricultura familiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário