segunda-feira, 27 de agosto de 2012

UMA VISITA REVELADORA



No ano de 2005 fui fazer uma matéria para o Jornal do Campo, TV Gazeta, em Guarapari, sobre a produção de mudas de seringueira de uma cooperativa de produtores. No final o técnico que nos acompanhava informou que a propriedade era de Márcio Aboudib Camargo e logo em seguida me passou o seu telefone.
Pensei baixinho, mais uma pista para a minha pesquisa sobre Pedro José Aboudib, o libanês que em 1889, aos 16 anos deixou a sua aldeia no Norte do Líbano, Zgharta, para vir tentar a vida no Brasil, no Espírito Santo. Quando cheguei em casa liguei e me apresentei. Disse que possuía um depoimento que Pedro José Aboudib havia feito em 1945, para Indá Soares Casanva e publicado na revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo em  1997.
O depoimento é maravilhoso e cativante, foi fácil passar para Márcio a minha emoção. O depoimento começa no Líbano, um convite a imaginar a vida do imigrante. Viajei até as montanhas de Zgharta e imaginei meu avô, que também veio de Zgharta.
Márcio ficou interessado e solicitou uma cópia. Fiz uma dedicatória falando do orgulho que ele deveria ter tio avô, que era da mesma cidade do meu avô, Francisco Marolino Mansur, que chegou aqui em 1883. Dois dias depois Márcio retorna a ligação dizendo que daria o depoimento para sua mãe, que estava completando 90 anos.
Os anos passaram e esporadicamente conversávamos ao telefone. Em maio Marcio solicita uma segunda cópia. Eu e meu filho Augusto fomos a sua casa e conversamos sobre histórias familiares e o orgulho do sangue libanês. Num momento inesquecível, Marcio disse: “estamos nos vendo pela primeira vez, mas parece que nos conhecemos há anos”. Verdade. Uma parte de nós veio de Zgharta, de lá vieram nossos avós. Fui com uma camisa com a frase: LÍBANO, MINHA ALMA VEIO DE LÁ.  Está camisa me foi dada pela  brima publicitária Monica Debbane, entrei com a frase e ela com a arte e a camisa.
Assim que cheguei em casa, no celular, uma mensagem:
Meu prezado amigo. A sua presença, acompanhada do seu filho na minha casa encheu-me de alegria e reforçou a convicção que sempre tive: que privilégio temos em comum, ao constatar que nossas almas nasceram no Líbano. Obrigado por tudo, abraços. Márcio.
Eu carrego cópias do depoimento de Pedro José Aboudib, sou seu  mascate. Marcio, LÍBANO. MINHA ALMA VEIO DE LÁ. Aliás, as nossas. Assim vamos construindo nossa identidade fenícia no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário