quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Exportações de café do Vietnã devem cair com atraso da colheita


A colheita de café do Vietnã atrasará em um mês, até novembro, devido ao clima desfavorável durante o desenvolvimento dos cafezais, informou nesta quarta-feira o presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã, Luong Van Tu. O atraso da colheita, somado aos estoques baixos, pode resultar em uma limitação das exportações em outubro, segundo Van Tu.

"A primeira rodada de florescimento neste ano aconteceu mais cedo do que o esperado por causa das chuvas antecipadas, mas não produziu frutos", disse o presidente, acrescentando que "isso tem ocorrido nos últimos anos".

A safra do ciclo que começa em 1º de outubro deve recuar de 15% a 20% devido ao clima desfavorável do começo do ano. Além das chuvas antecipadas, um período de estiagem fez com que as cerejas se formassem menores do que o normal, disse Van Tu. "Grande parte dos cafezais do país está ficando muito antiga para dar frutos, e muitos produtores estão trocando de cultura, pois os preços da pimenta-do-reino estão mais atrativos."

A associação pediu que o governo compre 300 mil toneladas da safra nova, revelou Van Tu, sem mencionar para quando as compras foram propostas. "O estoque de café com apoio dos bancos locais foi uma forma eficaz de estabilizar os preços nos últimos anos", disse.

Na terça-feira (25), o Ministério da Agricultura informou que as exportações do país em setembro devem cair 6,8% ante agosto, totalizando 96 mil toneladas. Os embarques alcançaram 1,59 milhão de toneladas em 2011/12, ante 1,15 milhão de toneladas em 2010/11. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário