quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Feira Sabores da Terra apresenta as potencialidades da agricultura capixaba



Divulgação

Começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30) a Feira Sabores da Terra, evento que reunirá cerca de 500 expositores de várias localidades do Espírito Santo na Praça do Papa, em Vitória. Serão apresentados serviços e produtos da agroindústria capixaba, bem como tradições culturais dos municípios.

Nos estandes da Feira, haverá exposição de produtos como flores, cachaças, orgânicos, artesanatos, mel e café. A gastronomia é outro destaque do evento, com o tradicional Festival da Tilápia. Uma seleção de pratos à base de tilápia, como medalhão, iscas de peixes, quibe, pirão, tilápia quatro queijos e moqueca serão produzidos e vendidos no evento por aquicultores da Associação Capixaba de Aquicultores (ACA).

O turismo também será um atrativo da Feira. Rotas e circuitos turísticos do Estado serão apresentados em um espaço específico. Apresentações culturais dos municípios, como danças pomeranas, italianas e africanas, serão realizadas no local do evento, bem como a degustação de produtos do interior com ingredientes típicos capixabas.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá participar da Feira Sabores da Terra com um estande sobre plantas medicinais e produtos da floresta. De acordo com a extensionista do Incaper, Fabiana Ruas, haverá mostra de plantas medicinais e algumas mudas para distribuição. “Também serão servidos chás de hortelã, menta, alfavaca e outras plantas medicinais”, informou. Ela destacou a parceria com a pastoral da saúde na organização do estande.

“Nosso objetivo com o estande de plantas medicinais é apresentar uma alternativa de cultura ao agricultor. É possível, com plantas existentes no próprio quintal, preparar soluções simples de prevenção a doenças”, explicou Fabiana. Ela disse que as plantas medicinais podem contribuir bastante com as comunidades rurais que, muitas vezes, estão localizadas distantes dos locais que prestam algum auxílio de saúde.

A Feira Sabores da Terra é um evento aberto ao público realizado pelo Governo do Espírito Santo e Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), com apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Aderes e Sebrae.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário