quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Não haverá cortes seletivos de energia para garantir fornecimento no verão, afirma ONS

Posted: 05 Nov 2014 09:30 AM PST
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nota para esclarecer os fatos relativos à matéria “Se não chover, País terá cortes de energia no verão”, publicada pela imprensa, nesta quarta-feira (5). A matéria afirma que haveria suspensão do fornecimento de energia durante a madrugada em capitais do Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
“A informação contida na matéria de que o ONS ‘cogita cortes seletivos de energia para garantir o fornecimento nos horários de pico em janeiro e fevereiro’ não é verídica. O complemento de que ‘essa medida será necessária se as chuvas não forem suficientes para recompor os reservatórios das hidrelétricas ao patamar de 30% em janeiro’, não tem fundamento, nem corresponde a declarações do Operador”, afirma a nota, assinada pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp.
Segundo o órgão, na reunião com os agentes associados para elaboração do Programa Mensal de Operação (PMO) de novembro, o ONS anunciou que o atendimento à demanda de ponta neste mês está assegurado pela implementação de diversas medidas operativas: coordenação de manutenções de unidades geradoras para maximizar a disponibilidade de potência das usinas; minimização de intervenções que limitem a transferência de energia entre regiões; utilização plena das disponibilidades energéticas das usinas térmicas do Sistema Interligado Nacional (SIN); máxima exploração das disponibilidades energéticas das regiões Sul e Norte de modo a minimizar a utilização dos estoques armazenados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O ONS é uma entidade brasileira de direito privado sem fins lucrativos, responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do SIN, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Fonte: com informações do ONS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário