quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mais educação na reforma agrária

0  3 
 
 
terça-feira, 11 Agosto, 2015 - 16:45
Fotos: Rômulo Serpa/MDA
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcon, participam da abertura do Congresso Nacional de Residência Agrária
Alunos do programa de pós-graduação Latu Sensu em Residência Agrária, pesquisadores, membros de movimentos sociais e assentados da reforma agrária de todo o Brasil estão, em Brasília, até sexta-feira (14), para o Congresso Nacional de Residência Agrária. Com o objetivo de fortalecer o diálogo e o relacionamento entre os participantes, o encontro debate sobre os cursos promovidos pelo MDA e Incra, via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na avaliação do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, que participou da abertura do encontro nesta terça-feira (11), o programa garante um direito básico do cidadão aos assentados da reforma agrária. “A educação tem característica própria, como direito fundamental, porque é um bem da comunidade. Não podemos pensar em processo de desenvolvimento do país em todos os níveis, político, econômico e social, sem a base principal da pessoa, da comunidade e do país, que é a educação”.
A presidente do Incra, Maria Lúcia Falcon, também ressaltou o caráter essencial da educação por meio do programa. “Estamos vendo o milagre do crescimento do ser humano através da educação, da nossa realização plena, através do conhecimento e da produção inovadora”, afirmou.
O presidente do CNPq, Herman Chaimovich, salientou sua satisfação ao ver os resultados do ‘Residência Agrária’. “Esse programa constrói o saber do século XXI. Não temos que olhar pela janela e ver o camponês como no século XIX. A ciência que estamos levando com esse programa é a mais qualificada. Eu posso garantir que, do ponto de vista do CNPq, esse programa se mantém, se renova e cresce”.
Programação
Durante o congresso serão apresentados 418 artigos acadêmicos de educandos do Programa. No encontro, grupos de trabalho temáticos discutirão: Educação do Campo; Cultura; Práticas pedagógicas e metodológicas da residência Agrária; Cooperação, Agroindústria e organização da produção; Questão Agrária e Conflitos Socioambientais; Tecnologias de produção e Agroecologia. O evento também conta com a exposição de experiências dos projetos de Residência Agrária.
O Programa Residência Agrária
Os cursos de Residência Agrária são resultado da parceria firmada entre o Incra, por meio do Pronera, o MDA e o CNPq que resultou na contratação de 36 projetos voltados à formação de 1,6 mil alunos, em 28 universidades, espalhadas por todo o país.
O Residência Agrária é uma pós-graduação Latu Sensu voltada para assentados da reforma agrária, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e graduados em curso superior que tenham feito estágio, pesquisa ou extensão em assentamentos.
Em 2013, o investimento chegou a R$ 40,5 milhões, para que instituições de ensino desenvolvessem projetos de pesquisa e extensão rural, voltados para inovação tecnológica e desenvolvimento de assentamentos.

Tássia Navarro
Ascom/MDA



- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mais-educa%C3%A7%C3%A3o-na-reforma-agr%C3%A1ria#sthash.60iG2dxO.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário