quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Livros didáticos para 2016 chegam às escolas, informa o Ministério da Educação


Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Livros didáticos para 2016 chegam às escolasTereza Sobreira/MEC
Pais e responsáveis por alunos matriculados na rede pública de ensino terão uma preocupação a menos na volta às aulas. Dos 110 milhões de livros didáticos destinados a estudantes do ensino fundamental e médio, 90% já foram entregues às escolas ou, no caso das rurais, às secretarias de educação. A previsão é de que todos os exemplares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016 sejam distribuídos até o início do ano letivo.
Neste ano, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberão livros novos. Já as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e os estudantes do ensino médio receberão uma complementação de exemplares, que deverá atender a demanda de novos alunos, além de repor o material não consumível que foi danificado ou não devolvido pelos alunos.
Como nas edições anteriores do PNLD, o processo de compra centralizada permitiu ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a aquisição dos livros por preços bem abaixo dos praticados no mercado. De acordo com Sônia Schwartz, coordenadora-geral dos Programas do Livro, os exemplares do PNLD 2016 foram negociados com um desconto médio de 93,7%. “Como um grande volume de livros é adquirido simultaneamente, há maior possibilidade obter preços mais baixos”, explica a coordenadora.
Apesar da centralização da compra, a escolha dos livros é feita de acordo com a particularidade pedagógica de cada escola. Em 2015, professores das escolas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de todo o Brasil puderam escolher entre 914 títulos quais seriam os mais adequados para atender seus alunos nos próximos três anos.
O PNLD 2016 apresenta uma novidade em relação a edições anteriores: esta é a primeira vez que estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental recebem livros de arte. No PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário