terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Programa Leite das Crianças no Paraná


Por Vanerli Beloti - postado há 1 dia atrás

Às vezes me perguntam sobre a qualidade do leite que vai para a merenda escolar no Paraná, o Programa Leite das Crianças. Sobre a região Norte do Paraná podemos falar com conhecimento, pois o leite de todos os laticínios que fornecem para a merenda escolar é analisado uma vez por semana aqui no laboratório da UEL, o Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal – LIPOA, pelo qual sou responsável. 


 
Quem colhe as amostras é a Vigilância Sanitária, são saquinhos prontos para o consumo pelas crianças. Isso para que não haja risco de os laticínios mandarem para análise amostras sabidamente boas, e mandarem para as escolas leite diferente. São feitas análises físico-químicas e microbiológicas, e há parâmetros legais para se considerar o leite como de boa qualidade. Há uma comissão, formada por nós da Universidade, um representante da ADAPAR, da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde. Essa comissão acompanha esses laticínios, faz visitas, observa as condições de produção e avalia os resultados das análises. Se algum laticínio apresentar resultados de análises fora dos parâmetros, três vezes seguidas, o laticínio é suspenso do Programa. Mas podem ficar tranquilos, isso nunca aconteceu. O leite ofertado na merenda escolar é de boa qualidade.

É importante lembrar também, que apesar da logística mais difícil por exigir refrigeração, optar por oferecer leite pasteurizado às nossas crianças vale o esforço. Vamos lembrar também que o leite pasteurizado não precisa ser fervido, a pasteurização já mata qualquer bactéria que possa causar doença, e torna o leite pasteurizado um produto seguro. Portanto crianças bebam à vontade!!! Quanto mais vocês beberem leite, menor a chance de apresentarem qualquer rejeição ao produto, como a intolerância à lactose. Então aproveitem! Além do mais, para vocês é de graça!

Mande sua pergunta no box abaixo!

Até a próxima!

Opinião
O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário