sexta-feira, 2 de março de 2012

SALÁRIO MÍNIMO



O salário mínimo é ponto importante na política governamental e possivelmente o elo que segura o prestígio da presidenta Dilma quando submetida a apreciação da população nas pesquisas de todos institutos. Quando conferimos a evolução do valor real do salário mínimo constatamos que ele ano a ano foi reajustado acima da inflação. .

É neste ponto que o prestígio da presidenta tem a sustentação, embora muita gente fique espantada e torcendo o nariz com a realidade.  É o eixo central de um Brasil que vem suportando de maneira heróica a crise internacional, que tem como base a ganância dos especuladores e sanha consumista dos Estados Unidos, até aqui o grande senhor do Mundo. Daqui para frente está afirmativa será duvidosa.

Mas voltando ao nosso salário mínimo, que a poucos anos era desejado que atingisse 100 dólares, mas hoje ele está na faixa de  350 dólares, fazendo a conta do dólar na faixa de 1,80.

A correção a maior para o salário mínimo mudou para melhor o padrão de consumo e bens no Brasil. O aumento real do salário mínimo deu a milhões de brasileiros um melhor status na hora de fazer as suas compras. É preciso avançar na Saúde e a Educação. Na letra morta da Lei, Saúde e Educação são pontos sagrados, para todos. Na prática estamos longe de um quadro decente. Na Saúde é um caos imenso e que precisa ser enfrentado. Na Educação avançou-se, o contingente fora da escola não é expressivo, mas a qualidade tem uma longa jornada.

A discussão sobre o número de salários mínimos na aposentadoria deve levar em conta que o seu crescimento vem sendo feito acima da inflação, o que mascara o debate. A Previdência Social no Estado paga mais de 500 mil  benefícios todo mês aqui no Estado. A política de fazer o salário mínimo crescer acima inflação é a maneira mais rápida de dar dignidade a milhões de pessoas terem um melhor padrão de consumo e dignidade.

A mobilidade de nossa população, que na migração interna um fator de desequilíbrio brutal, é um fato marcante. O que chamamos de êxodo populacional tem marcas fortes no Brasil. O êxodo acontece por força de desequilíbrio entre a necessidade e a realidade. Poucos migram com a sua vida equilibrada econômica e financeira. Milhões deixam as suas origens por força de uma mínima visão de futuro para si e/ou para a sua família. O êxodo não é uma opção, costuma ser a única opção que resta ao cidadão. O resultado do êxodo provocado pela pressão econômica vai ser colhido mais adiante, hoje nós vemos a colheita a cada instante, todos os dias.      Tenho certeza de que a Previdência Social tem sido um fator de alívio para os problemas sociais urbanos. É preciso ir mais a adiante. Aumentar o poder de compra do salário mínimo é uma bandeira de todos que querem uma sociedade mais justa e menos violenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário