segunda-feira, 16 de abril de 2012

11º ENCONTRO DE CAFEICULTORES DE BREJETUBA


No dia 27 de abril Brejetuba vai promover um grande encontro sobre café, que terá dois pontos básicos sendo debatidos: manejo sustentável e mercado e comercialização. Paralelamente vai acontecer a segunda feira de máquinas e insumos para a cafeicultura.
O encontro tem apoio direto da Secretaria de Agricultura, Incaper  (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistencia Técnica e Extensão Rural) ,  Cetcaf ( Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café)  e Prefeitura Municipal.
O material de divulgação alinha três pontos básicos sobre o Encontro:
1-    A cafeicultura das montanhas do Espírito Santo é a atividade predominante, tendo uma área implantada de 190 mil hectares em produção, estando distribuída em 23.000 propriedades rurais, com produção média, nos últimos anos, de 2,5 milhões de sacas, envolvendo 52.687 famílias, e respondendo por cerca de 153 mil postos de trabalho, demonstrando a capacidade de geração de empregos e distribuição de renda da atividade.
2-    Inserido nesta região está o município de Brejetuba,  que é hoje o maior produtor de café arábica do estado do Espírito Santo com uma produção média de 350 mil sacas de café beneficiadas por ano, sendo também maior produtor de cafés cereja descascado com uma produção de 80.000 mil sacas destes cafés por ano.
3-    O evento que tem por objetivo reunir os cafeicultores e técnicos, promovendo a troca de experiências e informações, cenário mundial e planejamento estratégico da cafeicultura.
MANEJO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA
Às 13:10 início ao ciclo de três palestras:
1-    Sistema de Produção Adensado com Ciclo de Poda Programado. Fabiano Tristão Alixandre – Incaper
2-    Manejo do mato e Conservação do Solo na Cafeicultura. Agno Tadeu da Silva- Incaper.
3-    Projeto de irrigação para Cafeicultura de Montanha. Caio Louzada Martins- Incaper.
Debate com a coordenação de Marcos Moulin – Incaper-Cetcaf.
MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ.
Com início às 14:30, com as seguintes palestras:
1-    Cenário Mundial da Cafeicultura do Arábica.
Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca – Embrapa – Incaper.
2-    Perspectiva do Mercado do Café Arábica.
Luiz Antônio Polese - Centro do Comércio de Café de Vitória.
3-    Cooperativismo – Alternativa Viável de Comercialização para Cafeicultura de Montanhas.
Samuel Lopes Fontes. Organização das Cooperativas do Brasil.
Haverá debate com a coordenação de Frederico  de Almeida Daher – Cetcaf.
No encerramento do Encontro haverá pronunciamento do presidente do Cetcaf ( Dário Martinelli), presidente do CCCV(Luiz Antonio Polese), presidente da OCB – ES (Esthério Sebastião Colnago), presidente do Incaper (Evair Vieira de Melo), Secretário da Agricultura (Enio Bergoli) e o prefeitura de Brejetuba ( Itamir de Souza Charpinel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário