sexta-feira, 20 de abril de 2012

Produção de rosas cresce no País


No primeiro trimestre de 2012, o crescimento da produção nacional no Brasil foi de 15%. As vendas no setor acompanharam este ritmo, motivada, principalmente, pelo varejo

20 de abril de 2012 - Arranjos bem trabalhados, simples, com cores fortes ou delicadas. A beleza das rosas chama atenção em qualquer lugar... Isso sem contar o perfume natural. É por motivos assim que elas conquistam cada vez mais espaço no dia a dia das famílias brasileiras. Segundo informações da Hórtica Consultoria e Treinamento, elas representam 30% de todo o consumo de flor de corte no Brasil.

Produção

Dados da Cooperflora - Cooperativa dos Floricultores - informam que de janeiro a março deste ano, houve um aumento de 15% na produção de rosas, frente ao mesmo período de 2011.

A Rosas Reijers confirma essa realidade, com crescimento de 10% no corte de seus mais de 50 tipos de rosas. "Temos uma grande variedade de produtos e um sistema de produção sustentável. Com o uso de novas tecnologias e boas estratégias, estamos preparados para impulsionar, a qualquer momento, nossa produção e acompanhar a demanda de mercado", declarou Roberto Reijers, sócio diretor da empresa, que possui mais de 1 milhão de roseiras.

Vendas

De acordo com levantamento da Hórtica, em 2011 foram comercializadas mais de 285 milhões de unidades de rosas. O principal fator para este resultado é a maior oferta das flores em supermercados, o que proporciona rosas frescas todos os dias. Alinhado a isso também está o preço acessível, a alta qualidade dos produtos, a preocupação com jardinagem, decoração e arquitetura de modo geral.

"De fato, as vendas no varejo deram um novo rumo para os negócios, sendo os supermercado grandes parceiros nesta questão. As flores estão mais acessíveis aos clientes, sendo adquiridos pelo consumidor final em datas comemorativas ou não. Uma nova cultura à respeito das rosas está em formação", opinou Reijers, afirmando que o varejo é responsável por 25% das vendas da empresa.

Produção por Estados

São Paulo é carro-chefe com tudo o que se relaciona a floricultura. Em termos de produção, consumo e mercado, a cidade responde por 60 a 70% de tudo o que acontece no segmento de rosas. Porém, com o mercado aquecido, outros pólos importantes começam a surgir e a se consolidar.

O Ceará é um forte exemplo disso. O Estado tem se destacado nos últimos anos e já garantiu espaço na produção de rosas para o mercado interno e exportação. Já Minas Gerais tem esboçado uma recuperação na roseicultura nacional.

"Em Minas temos um clima mais ameno, devido as altas altitudes, o que nos permitem produzir uma rosa de botões grandes, cores intensas, excelente qualidade e a poucos quilômetros do grande mercado distribuidor de São Paulo. Já o clima do Ceará facilita uma produção contínua ao longo do ano, abastecendo os mercados do Norte e Nordeste com produtos frescos", afirmou Reijers.


Sobre a Rosas Reijers

Com duas fazendas em atividade (Itapeva, MG, e São Benedito, CE), a Rosas Reijers é considerada a maior produtora de rosas do País. São mais de 30 anos de atuação, com mais de 50 tipos de rosas - em diversas cores, formas, perfumes, tamanhos etc.

No total, são 46 hectares de área produtiva que abastecem todo o território nacional, incluindo exportação para a Holanda. As rosas são cultivadas em sistema de substrato, e na safra alta, são colhidos ao dia, aproximadamente 170 mil botões.

A Rosas Reijers é certificada pela MPS - Método de Produção Sustentável -, com 98,8 pontos - a maior nota entre 4.100 produtores inscritos em todo o mundo (50 países). Pertence ao Grupo Reijers, que tem ainda outras fazendas em Andradas, MG, Holambra, SP, e Ubajara, CE.


Informações à imprensa:
Liberdade de Ideias
(11) 2376-3776
 
Jornalista responsável:
Isis Moretti - Mtb: 36.471
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
(11) 8308-7141

Nenhum comentário:

Postar um comentário