domingo, 15 de abril de 2012

HISTÓRIA DO PRODUTO OU PRODUTO DA HISTÓRIA?


Ronald a Mansur sem dúvida pelas suas andanças ao interior do Estado levou
aos produtores rurais novas idéias como também transportou do campo para a
cidade o jeito de ser do produtor rural e a origem dos produtos que chegam a
mesa do consumidor. Sem dúvida Mansur como sou acostumado a chamá-lo, é
mestre nesse assunto.

Algo que muito me fez pensar na vida foi referente a umas da varias conversas
que tive com Mansur. Lembro-me que era um dia á tarde onde eu, com algo
entorno de 14 anos, conversando juntamente com meu tio Lúcio Busato e
Ronald, discutíamos sobre o que era o Agroturismo e qual era a diferença entre
um produto do agroturismo e um dito comum.

No calor da conversa Mansur me dava dicas para a tão famosa Pimenta Saci, a
frase que pude guardar foi a de que:

-- “Maguinho a primeira coisa que tem que fazer é vender a História do seu
produto, o turista vem aqui (em Venda Nova) comprar algo que seja diferente e
você deve vender a História desse produto.”

A Pimenta Saci, no entanto não teve tanto êxito, logo que o pé morreu a
produção acabou. Acho que consegui fazer apenas dois vidros porque Mansur
havia me prometido dois vidros de azeite libanês e um quebrou na viajem.

Porém essa idéia de que a História agregada ao produto era tão importante
quanto a sua qualidade me seguiu até hoje. Tenho portanto a alegria de dizer
que esta conversa juntamente com as conversas que tive com minha avó Iria
Carnielli Buzatto, fizeram com que conseguisse me formar em História pela
Universidade Federal do Espírito Santo.

Tomara que possa um dia desses contar a todos a História daquele que tanto
fez e faz pelo nosso interior capixaba.

Carlos Magno Fardin Busatto

obs: a publicação deste texto é para atender ao pedido de Maquinho, a quem
agradeço as palavras,
ronald mansur
vila velha 15 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário