terça-feira, 24 de abril de 2012

Milhares de aventureiros vão encarar as florestas entre Santa Teresa e Santa Leopoldina no Caminho do Imigrante


Milhares de aventureiros vão
encarar as florestas entre Santa Teresa e
Santa Leopoldina no Caminho do Imigrante
Caminheiros na ponte de Santa Leopoldina rumo a Santa Teresa: o evento celebra a imigração européia



Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Já tem programa para o feriado? Que tal algo bem diferente, divertido e ótimo para a saúde do corpo e do espírito?

Então vai uma superdica: nesta terça-feira, 1º de maio, acontece o 9º Caminho do Imigrante. Trata-se uma caminhada de 30 quilômetros por entre as florestas espessas da mata atlântica até a Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa, partindo de Santa Leopoldina, com direito a paisagens deslumbrantes, como a cachoeira Véu de Noiva, cartão postal capixaba.

Ao final do percurso, os heróis andarilhos serão recepcionados no Parque de Exposições e Eventos de Santa Teresa, para apreciar uma polenta com carne moída ao som da banda Brasitália. Isso já no jeito  italianíssimo da cidade que está em fase de preparação da sua Festa do Imigrante Italiano.

"Azaração" e história
Além de um poderoso exercício, a Caminhada ainda é um espaço de convivência, amizades e até de muita "azaração" para a galera formada por milhares de aventureiros.

O outro componente é a viagem histórica, afinal o trajeto é o caminho dos velhos pioneiros que foram ocupando as montanhas e formando as cidades, como Santa Teresa, que é a primeira cidade do Brasil originada de italianos.

Já Santa Leopoldina, o velho Porto do Cachoeiro, foi uma cidade de referência para tantos imigrantes europeus que chegaram no Espírito Santo ainda no século XIX. E foram muitos - italianos, alemães, suiços, poloneses, pomeranos, tiroleses, entre outros - que acabaram por "reinventar" o Espírito Santo

Apoio e segurança
A concentração e partida do Caminho será às 7h na Praça de Santa Leopoldina, e a chegada está prevista entre 14 e 17h no Parque de Exposições e Eventos de Santa Teresa. 

Ao longo do percusso estarão disponíveis pontos de apoio com água e frutas. Ambulâncias das Prefeitura de Santa Teresa e Santa Leopoldina, além de uma UTI móvel da Unimed e carros de suporte, estarão disponíveis ao longo do percurso. Estudantes de Educação Física da Escola São Francisco de Assis (ESFA) também darão um suporte com alongamento e relaxamentos para o caminheiros.

As inscrições estão abertas e são gratuitas no www.caminhodoimigrante.es.gov.br. Para quem quiser ficar mais personalizado e a caráter na Caminhada há um kit com boné e camisa no valor de R$ 15,00. As inscrições e aquisição dos kits também poderão ser nas Secretarias de Turismo dos municípios.

Confira no cartaz a seguir o mapa do trajeto do 9º Caminho e os contatos para inscrições e mais informações:



Saiba mais:
Imigrantes europeus 
"reiventam" o Espírito Santo 

O Caminho do Imigrante visa resgatar e divulgar a história da imigração européia para o Estado durante o seculo XIX quando milhares de italianos, alemães, pomeranos, poloneses e outros povos chegaram para ocupar as terras praticamente vazias, resultantes do ciclo da mineração no século XVIII, que levou grande parte da população capixaba para as "minas gerais" no interior da então capitania do Espírito Santo.


O ponto de partida do Caminho do Imigrante é o Porto do Cachoeiro, no rio Santa Maria da Vitória, na sede de Santa Leopoldina. Limite do trecho navegável até sua foz, na baia de Vitória. Por esse percurso entraram mais de 12 mil imigrantes e que progressivamente foram subindo e ganhando as altitudes da região centro-serrana capixaba.


Obras literárias, como o inigualável "Canaã" de Graça Aranha - que inaugura o pré-modernismo brasileiro em 1902. E, também, uma das mais belas e expressivas páginas da literatura capixaba: "Karina" (1964), da ítalo-teresense, Virgínia Tamanini, expressam com vigor e muita sensibilidade a saga dos primeiros imigrantes na região. Certamente a leitura dessas obras alimentará em muito a imaginação de quem se aventura nesse 8o Caminho do Imigrante.

Com a ocupação mais consolidada das áreas vazias, a região se tornou um dos pólos mais prósperos da economia capixaba, principalmente pela presença dos tropeiros e suas grandes tropas de animais e mercadorias que eram comercializadas do interior do Estado, unindo os extremos em Minas Gerais e na região da capital Vitória, Entre o século XIX e XX, o eixo representado por Santa Teresa e Santa Leopoldina já era dos mais ricos do Estado, rivalizando até com a capital Vitória.

E para confirmar isso, basta destacar que a trilha original do Caminho do Imigrante foi ampliada em 1919 se transformando na primeira estrada para trânsito de automóveis no Estado. E isso, antes que Vitória possuísse veículos. Atualmente a estrada é a ES 080, Bernardino Monteiro, em homenagem ao então governador que a inaugurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário