quinta-feira, 19 de abril de 2012

Escola para crianças do campo em Colatina - 18/4/2012


 

A Escola Estadual Comunitária Rural Colatina, localizada no distrito de Reta Grande, em Colatina, irá ofertar Ensino Médio Integrado com Habilitação em Agropecuária, Eixo Tecnológico - Recursos Naturais. A escola irá atender os filhos dos agricultores das associações comunitárias de Reta Grande, de São João Pequeno e de comunidades vizinhas.  
Com o ensino organizado a partir da Pedagogia de Alternância, a escola irá oportunizar educação no campo. Segundo a subgerente de projetos especiais da Secretária Estadual de Educação (Sedu), Simone Chagas Siqueira, a organização desta escola é uma solicitação legítima das comunidades envolvidas. “A Sedu identifica a Pedagogia de Alternância como um dos elementos fundamentais para a legitimação das políticas de educação do campo no Estado”, afirmou.
No Espírito Santo já existe um conjunto de escolas municipais e estaduais que se organizam a partir desta pedagogia, na oferta do ensino fundamental. No âmbito estadual, há escolas em áreas de assentamento que oferecem os anos finais do ensino fundamental, como a Escola Fazenda Emílio Schroeder, em Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de Jetibá.  O Estado destaca ainda a oferta da Rede por meio do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), rede privada de característica filantrópica que tem as Escolas Família Agrícola (EFAs).
A Pedagogia de Alternância é tida como uma das pedagogias do trabalho, porque funciona com a preocupação da relação entre a vida prática e a escola, como meio de articulação e unidade político-pedagógica para constituir um campo de práticas pedagógicas comprometidas com a formação global de crianças, adolescentes, jovens e familiares do meio rural.
Atualmente, as experiências da Pedagogia de Alternância estão articuladas em torno da União Nacional das Escolas Família Agrícola do Brasil (Unefab) e das Associações das Casas Familiares Rurais (Arcafar).

Joyce Azevedo
Redação Campo Vivo com informações da Sedu



Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário