domingo, 22 de abril de 2012

Pé de café gigante é atração em Laranja da Terra



Foto: Kennedy Lenk

Evandro Albani

Com 32 metros de diâmetro, 6 metros de altura e com 120 galhos, um pé de café conilon tem atraídos curiosos no município de Laranja da Terra.

Este pé produziu em 2008 duzentos e dezoito litros de grãos maduros, o que representa 40 quilos pilados. Em 2009 a produção caiu para 190 litros, mas em 2010 subiu para 240, e a mesma quantidade se repetiu em 2011, fato que deixou o produtor feliz.

Para se ter uma ideia do tamanho da planta, foi necessário 20 homens para circular a “arvore”. A prova foi tirada porque segundo Norberto Kepp, muitos não acreditavam no que ele contava. “Este é o maior pé de café que existe. Pena que só tenho este com tamanha potencialidade,” disse Norberto.
 

Em 1970, o agricultor Norberto Kepp, plantou em seu terreno em São Luiz de Miranda, Distrito de Laranja da Terra, as primeiras mudas de café conilon. As sementes foram trazidas de Colatina, Norte do Espírito Santo, por Antonio Italiano, amigo que seu Norberto faz questão de lembrar.

Naquele ano foram plantadas 50 mudas, que até hoje produzem grãos de ótima qualidade, entre elas, uma se transformou no orgulho de Norberto. O agricultor tem hoje o maior pé de café conilon que se tem notícia no Estado, destacando-se principalmente pela quantidade de produção e a coloração do produto.

De acordo com José Pedro da Silva, Presidente do Sindicato Rural Patronal de Afonso Cláudio, a planta se destaca também por outras características. “A planta não é apenas grande. Além do tamanho e quantidade de produção, os grãos depois de maduros ganham cores rosadas e amareladas. Depois de pilado, o café fica mais claro em relação a outros grãos” elogiou o presidente José Pedro.

Informações de: Kennedy Lenk

2 comentários:

  1. Estamos acreditando, pois o Mansur não e pescador ! Mas... que merece uma visita, merece !!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um pequeno produtor de café conilon em Aguia Branca/ES,fiquei impressionado com o gigantismo desta planta que produz 40 kg pilados, mas faço correção, são 32m de circunferencia e não de diametro.

    ResponderExcluir