A semana de 20 a 24 de agosto foi de treinamentos no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães. Além dos assuntos focando a segurança do trabalhador, a entidade ofereceu cursos de gerente de fazenda e agricultura de precisão neste período.
Especificamente sobre as Normas Regulamentadoras, em especial a NR 31, a qual diz respeito a saúde e segurança no trabalho rural, o treinamento foi desenvolvido com a instrutora do Senar Ana Paula Brandão, cuja experiência na área promoveu amplas discussões sobre a implementação da norma. Pelo alto grau de exigência quanto aos quesitos nas adequações da propriedade rural para atender a legislação, é comum de algum item passar desapercebido, o que pode resulta em multas.
A fim de orientar os produtores de café nesta área, Cesar do Vale, Diretor Executivo da Abacafé – Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia, participou do treinamento em NR 31. Embora grande número das fazendas produtoras de café tenham pessoas capacitadas para trabalhar a adequação da norma, o interesse da entidade é orientar seus associados sobre possíveis pontos que estejam em desacordo com a legislação.
Com o avanço do processo de Indicação Geográfica do Café do Oeste da Bahia, a necessidade de adequação social e ambiental das propriedades se eleva. Considerando que os produtores seguirão diretrizes de uma certificação específica, a entidade está se preparando para ajudar no processo de monitoramento destes enquadramentos, sobretudo na área social e trabalhista, complementa Dhone Dognani, presidente da Abacafé.
Abacafé