sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sebrae ES marca presença na Casa Cor ES 2012 com apoio a artesanato capixaba



Mais uma edição da Casa Cor ES vai contar com a participação do Sebrae ES, através de oito grupos de artesãos que participam do Programa Sebrae de Artesanato Capixaba. O espaço Armazém do Artesanato vai abrigar essa arte que valoriza a cultura capixaba e gera renda para muitas famílias.
No dia 28 de agosto acontece a 17ª edição da Casa Cor ES, maior exposição de decoração e arquitetura do Estado. Este ano o tema será “Moda, Estilo e Tecnologia” e terá como uma das principais novidades a versão da Casa Cor para escritórios, a Casa Office, cuja criação surgiu da necessidade de apresentar ambientes dedicados ao segmento corporativo. Desde 2004, o Programa Sebrae do Artesanato Capixaba participa da mostra e, assim como no ano passado, vai preparar o espaço intitulado “Armazém do Artesanato”. A novidade é que nesta edição a fachada principal será toda feita com artesanato, preparado com material de reaproveitamento.

O ambiente, que conta com aproximadamente 50m², é composto por uma variedade de produtos decorativos, utilitários e acessórios, criados a partir de matérias-primas diferenciadas transformadas em produtos de design contemporâneo, dando uma nova conotação ao artesanato tradicional capixaba. Segundo Izolina Passos, gestora do Programa de Artesanato do Sebrae ES, a Casa Cor é uma oportunidade de visibilidade para produção artesanal capixaba, gerando emprego e renda, e preservando a herança cultural. “É um evento consolidado, com um público de profissionais formadores de opinião, o que aponta para a afirmação do artesanato como destaque na decoração contemporânea”, ressaltou.

Oito grupos de artesãos, que fazem parte do Programa Sebrae do Artesanato Capixaba, levam para o evento artefatos decorativos e utilitários, com foco em sustentabilidade e toques de sofisticação. A composição dos participantes é formada pelos grupos Artesanato Cristina, Gibarbosa, Couros e Trama, Oficina Equillibrium, Papel Recriado, Valdete Reis de Almeida, Associação dos Ceramistas do ES – Cerames e Decoração Arte em Madeira.
Wantuil Gomes é dos artesãos que participará da mostra este ano. Ele utiliza como matéria prima a madeira residual. As peças produzidas de forma avulsa chegam às mais variadas montagens, inspiradas na iconografia capixaba. Ele é morador de Araguaia, em Marechal Floriano, e participou da Casa Cor ES no ano passado, saindo como um dos que mais vendeu produtos. Segundo ele, o evento contribuiu para o reposicionamento de seu produto no mercado. “É uma grande vitrine de divulgação, onde os visitantes passam a conhecer o seu trabalho e o procuram também depois do evento”, afirmou. Wantuil ainda ressaltou que a parceria com o Sebrae ES é de grande importância para o crescimento e reconhecimento de seu trabalho, através de cursos de capacitação e exposições.
A participação do Sebrae ES na Casa Cor é uma ação que ressalta a inserção do artesanato no mercado, em continuação de seu Programa Sebrae de Artesanato Capixaba. O programa desenvolve ações no sentido de fomentar o artesanato de forma integrada, enquanto setor sustentável, que valoriza a identidade cultural das comunidades e promove a melhoria da qualidade de vida dos artesãos.
A Casa Cor fica aberta para visitação do dia 28 de agosto a 02 de outubro. Localizado na Rua Constante Sodré, nº1313, na Praia do Canto, em Vitória, o espaço funcionará de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas e nos sábados, domingos e feriados, das 12 às 21 horas.

Descrição: karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário