segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gelo do Ártico atinge nível recorde de baixa e deve continuar derretendo



WASHINGTON, 27 Ago (Reuters) - A calota polar do Ártico encolheu ainda mais, ultrapassando o recorde estabelecido há apenas cinco anos, e deve continuar diminuindo ao longo de mais algumas semanas, de acordo com dados dos Estados Unidos divulgados nesta segunda-feira.

O gelo do mar do Ártico caiu para 4,10 milhões de quilômetros quadrados, o número mais baixo desde que os satélites começaram a medir o gelo em 1979, segundo o Centro Nacional de Dados da Neve e do Gelo dos Estados Unidos.

"É um pouco surpreendente ver a extensão de gelo marinho do Ártico de 2012 cair em agosto para baixo do recorde de baixa de 2007 em setembro", disse Walt Meier, cientista do centro. "É provável que ultrapassemos bastante o recorde de declínio neste ano no momento em que tudo for dito e feito".

Espera-se que o gelo diminua até meados e o final de setembro, quando o derretimento do verão geralmente acaba, segundo o centro.

O encolhimento do gelo do Ártico alarma os cientistas e ambientalistas porque o Ártico age como o ar-condicionado do mundo, ajudando a moderar o clima do planeta.

(Reportagem de Russ Blinch)

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário