quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PARA ENTENDER A CRISE NA SÍRIA E NO ORIENTE MÉDIO,


O texto abaixo foi escrito por Roberto Khatlab, que enviou a Vitor Buaiz e que me sugerir publicar no Blog. Em tempo, Khatlab é um descendente de libaneses que mora no Líbano, onde é professor e incentivador do intercâmbio dos membros da nossa colonia com a Terra Mãe. Reproduzo o texto com grande satisfação,
ronald mansur

Estimado  Dr. Vitor
 
A questão Médio Oriente não e' fácil para os politólogos .
 
Aqui existe uma teopolítica e estamos no "Tohu-Bohu" (expressão bíblica em aramaico) - caos original , naconfusão.
 
Os países árabes, maioria, são compostos de tribos. Desde que uma cai, outra se levanta. Democracia aqui é um ficção. Os países árabes nunca foram homogêneos, mesmo na religião. Aqui a população se caracteriza por tribos, grupos, movimentos... que se contradizem e em geral fazem batalhas violentas. Sempre em busca de uma nova Teocracia.
Para formar uma democracia no Médio Oriente , deve antes de tudo preparar estes povos para este tipo de regime, que na realidade, no momento, não são suas aspirações... Os árabes tem outra forma de pensar e ver, bem diferente do ocidente.
Aqui as mudanças políticas, de um momento a outro, são constantes e inesperadas. São como as dunas no deserto. Ontem mesmo entrou no ar um grupo, ja conhecido, Familia ou Tribo Mokdad, cujo um dos membros foi sequestrado na Siria. Pois entao sairam nas ruas, sequestraram mais de 30 sirios, um turco (chegando no aeroporto) e um saudita , fecharam as ruas que conduz e sai do aeroporto, um aviao Air France desviou seu pouso para Aman, Jordania, visto o caos em Beirute. Grupo de pessoas sairam nas ruas, regiao do sul de Beirute,  batendo nos sirios que encontravam e destruindo seus bens... O grupo Mokdad  falou na TV , mostrou o passaporte do tuco que sequestraram e alguns sirios e disseram que seram liberados somente qdo o membro do grupo deles estiver em liberdade e que nenhuma força terrestre pode mudar a situaçao. O grupo Mokdad deu entrevista, ao vivo, na rua, estando bem   armados,  com metralhadoras e ameçou  desenvolver o problema se nao liberem o membro da familia Mokdad... Isto tudo ao vivo.
O governo esta em silencio, nao manifestou ainda claramente, pois a situacao e' delicada, grande risco de confrontos no Libano, pois o pais esta dividido em pro e contra o regime sirio. Diante de tudo isto joga a questao confissao religiosa. Portanto a Teopolitica. De todos os lados ouve o grito Allah Akbar (Deus e' o Maior). Deus e' pai de todos, portanto dificl para Allah tb tomar posiçao e enquanto isto os homens se matam.
Quem esta certo ou errado? ninguem sabe e muito menos da pra fazer uma analise, como disse, aqui muda de lugar as posicoes conforme o vento. Sao varios estados, como sempre foi desde a epoca fenicia, que nunca existiu um estado fenicio, mas sim "cidade-estados" no litoral e elas estavam sempre em conflito. Portanto nada de novidade, tudo repetiçao. Ja diz no livro biblico - Eclesiastico - "Nada de novo na face da terra, tudo repetiçao".  O grave e' que os erros continuam e nao se toma liçao do passado. O povo aqui no geral assiste, que poderiamos dizer, uma regiao que nao tem um Povo e sim um Publico. A tristeza e' grande diante dos mortos, de todos os mortos, pois no fundo e' uma mesma raça.
Esperamos que neste final de Ramadan, Jejum, tenhamos alguma soluçao de Paz (Salam), que tanto precisa este Oriente Medio em particular. Um povo que a mais de dois mil anos se movimenta de um aldo para outro fugindo de conflitos, perseguiçoes... Prova disto a quantidade de emigrantes arabes no mundo e particularmente no Brasil. Final do seculo 19 emigraram e hoje continuam emigrando sem cessar. O Libano, para muitos emigrantes, passou a ser um pais para ser visitado, mas nunca mais para residir. Isto infelizmente e' muito ruim.
 
Anexo, artigo publicado no jornal L'Orient-Le jour - 16.06.2012
 
Grande abraço
 
Roberto Khatlab

Nenhum comentário:

Postar um comentário