segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Abertura da Code ES reuniu cerca de 400 pessoas em Vitória



A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do ES acontece até quarta-feira na UFES 
Fotos: Patrick Duque
Jorge Abrahão, diretor do Ipea, discursa durante a
cerimônia de abertura da edição capixaba da Code
Representantes da academia, do governo, da sociedade civil e do empresariado do Espírito Santo participaram nesta segunda-feira, 27, da abertura da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do estado. O evento, cujo público somava cerca de 400 participantes, foi realizado no Hotel Golden Tulip em Vitória, e contou com as explanações do governador do estado, Renato Casagrande, do secretário de Economia e Planejamento, Robson Leite, do presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito, do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, entre outros.
Abrahão relembrou o acordo de cooperação técnica entre o Ipea e o Ministério da Integração Nacional (MI) para a realização das conferências em parceria com os governos de cada estado. “Com grande satisfação, oIpea aceitou o convite do MI para essa façanha de tratar a questão regional e estadual na sua especificidade”, afirmou o diretor. Ao final, destacou que os pilares centrais do desenvolvimento perpassam a justiça social, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.
Durante a conferência, o Instituto participará dos debates dos quatro eixos (Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; Vetores de desenvolvimento regional sustentável) a fim de dar condições aos delegados que serão eleitos de indicarem princípios e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio de Castro, argumentou sobre a importância da Conferência na medida em que traz à cena o debate do planejamento e retoma a visão estratégica da política regional.
José Edil complementou ressaltando o objetivo do evento: elaborar os insumos para que a delegação capixaba possa se articular para as etapas macrorregional e nacional da Conferência. “Trazemos esse debate na intenção de inserir os temas, as demandas e oportunidades do estado do Espírito Santo no contexto regional e nacional, fortalecer as bases dos entes federativos, inclusive das unidades federativas vizinhas, e estimular a inclusão com um movimento do desenvolvimento do interior”, disse o presidente do IJSN.
Também participaram da mesa de abertura o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, e o secretário-executivo do MI, Alexandre Navarro. Oitenta especialistas, entre eles os técnicos doIpea, continuarão o debate nas mesas e painéis da Conferência do ES, que se estende até quarta-feira, dia 29, na Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória), e é aberta ao público. Confira a programação do evento e faça sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário