segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Alunos do Programa Intercâmbio embarcam para o Canadá


Uma mistura de alegria e emoção marcou a despedida dos 15 alunos selecionados pelo Programa deIntercâmbio 2012, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Na manhã desta segunda-feira (03), no aeroporto de Vitória, os alunos que estudam nos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) embarcaramrumo ao Canadá.


Pais e amigos dos estudantes também foram ao aeroporto acompanhá-los neste momento tãoimportanteEsse é o último grupo de alunos selecionados para viajar neste ano pelo Programa. Para oaluno Augusto Cesar Silva Ellesda Escola Estadual Hilda Miranda Nascimentona Serra, a viagem irácontribuir bastante para o aprendizado. “Para mim essa é uma experiência única que vai me ajudarmuito a aperfeiçoar o idioma”afirma.

Thays Ayres Rebello da Escola Estadual Godofredo Schneider, de Vila Velha, comentou sobre sua expectativa. “Com o intercâmbio tenho a certeza de que vou aprender muito, tanto em relação a uma nova cultura, quanto profissionalmente. Pretendo cursar Engenharia Ambiental, inclusive passei no vestibular da Ufes. Para mim, a oportunidade de aperfeiçoar o inglês veio em um ótimo momento”, destacou.

O estudante Vinícius Vieira Pontini da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, contou a importância da viagem ao exterior. “Quero alcançar novas oportunidades e me destacar no mercado de trabalho. Pretendo aprender ao máximo possível estou muito ansioso é a primeira vez que viajo de avião”, frisou.

A mãe de Vinicius, Maria Aparecida Vieira Pontini, que acompanhou a despedida, falou sobre o esforço do filho. “Sei o quanto essa oportunidade é importante para ele, estamos todos aqui torcendo para que tudo dê certo, ficamos muito felizes por essa conquista, ele merece”, disse emocionada.

Para a aluna Rafaela de Souza Brasileiro da Escola Estadual Assisolina Assis Andrade, de Vila Velha, a viagem ao Canadá está rendendo bons frutos. “Já tenho até propostas de trabalho para quando eu voltar do intercâmbio. Estou muito feliz, só tenho a agradecer a todos que acreditaram em mim”, ressaltou.

Alunos selecionados:

Augusto Cesar Silva Elles, da Escola Estadual Hilda Miranda Nascimento, da Serra;
Cleo Borem Fabris do Colégio Estadual, em Vitória;
Diorlan Amorim Baldan da Escola Estadual Professor Joaquim Barbosa Quitiba, Cariacica;
Gabriela Flor Nimer da Escola Estadual Sizenando Pechincha Filho, Serra;
Janine Oliveira Reis do Colégio Estadual; Vitória;
Jordy Costa Viana Silva de Oliveira da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, Serra;
Letícia de Almeida Barbosa da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, Cariacica;
Letícia Martins de Oliveira Ferreira da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas em Cachoeiro de Itapemirim;
Marina Santos Silva da Escola Estadual Maria Olinda de Oliveira Menezes, Serra;
Matheus Silvério Pereira da Escola Estadual Almirante Barroso, Vitória;
Rafaela de Souza Brasileiro da Escola Estadual Assisolina Assis Andrade, Vila Velha;
Thays Ayres Rebello da Escola Estadual Godofredo Schneider, Vila Velha;
Uriel Nascimento Oliveira; Escola Estadual Maria Ortiz, Vitória;
Valeska Favoretti Serafim da Escola Estadual Geraldo Vargas Nogueira, Colatina;
Vinícius Vieira Pontini da Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, Cariacica.

Centro Estadual de Idiomas
Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso de inglês tem duração de 36 meses, com carga de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15min de duração.

Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos seis CEIs localizados na Grande Vitória, em Escolas Estaduais polos nos municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra, e no interior, nos municípios de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Programa de Intercâmbio
O Programa de Intercâmbio da Sedu oferece bolsas de estudo no exterior, por um período de até seis meses, para os melhores alunos dos Centros de Idiomas. Para participar do processo seletivo do Programa de Intercâmbio, os alunos precisam ter média mínima de 95 pontos e ter obtido, ao longo do ano letivo, frequência integral, sendo permitida somente uma falta abonada, conforme regulamenta o CEI.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br/ arocon@sedu.es.gov.br Texto: Andressa Rocon Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Um comentário:

  1. RSRSR fuçando na rede achei esta reportagem, cinco anos após, um dos estudantes é meu filhote; Ele gostou muito do intercâmbio, hoje com 21 anos, tem previsão de se formar no curso Negócios em 2019. Imaginem onde? Ele voltou lá no Canadá, aplicou em três faculdade e passou em todos, encarou , mata um leão por dia superando as dificuldades, esta Feliz da vida com os estudos, Já visitou a Dysney, já visitou Londres, enfim se Deus quiser, 2019 formatura de um Brasileirinho no Canadá.

    ResponderExcluir