quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EMATER–MG FORTALECE A CAFEICULTURA MINEIRA





O presidente da Emater–MG, Marcelo Lana, e o Diretor Técnico, José Rogério Lara, participam do 20ª Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, cuja abertura acontece nesta quarta-feira (19/09), às 8h30, no Espaço Cultural Municipal “Joaquim Constantino Neto”, em Patrocínio (MG), região do Alto Paranaíba. O Secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, também estará presente nesta realização da Acarpa (Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio).
Evento de destaque na agenda do agronegócio mineiro, o Seminário é dirigido a produtores, empresários e lideranças da cadeia produtiva do café. A programação abrange palestras, painéis técnicos, debates, rodadas de negócios, casos de sucesso, além de homenagens aos cafeicultores pelos 40 anos da Cafeicultura em Patrocínio e 20 anos do Seminário do Café. Também ocorrerá o lançamento do Selo de Origem e Qualidade da Região do Cerrado Mineiro na sexta-feira (21/09).  
“A Emater–MG está presente nos 587 municípios que cultivam café no Estado que, juntos, somam  mais de 1 milhão de hectares. A cadeia produtiva do café é uma grande geradora de emprego e renda: são 3 milhões de empregos diretos e indiretos e 800 mil empregos temporários”, afirma o presidente Marcelo Lana. 
Durante o Seminário, a Emater–MG manterá um plantão para atendimento aos produtores no estande da Secretaria de Estado da Agricultura, à qual é vinculada. Na sexta-feira (21/09), o diretor José Rogério Lara apresenta a palestra “Agricultura Sustentável e Extensão Rural”; e o coordenador estadual do Programa Certifica Minas Café, Julian Silva Carvalho, participará do debate sobre Certificação .
Ações da Emater–MG
Os escritórios da Emater–MG nos municípios possuem profissionais capacitados para prestar assistência técnica e extensão rural aos cafeicultores. São extensionistas aptos para fazer recomendações técnicas, discutir alternativas e novas tecnologias, eficazes e de baixo custo, adequadas para a realidade local.
O Certifica Minas Café é um Programa da Secretaria de Estado da Agricultura executado pela Emater–MG e pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). Em 2011, o Programa alcançou marca superior a 1.400 propriedades certificadas por apresentarem produção que atende às exigências do mercado, respeita e utiliza boas práticas agrícolas. No Certifica Minas Café, a Emater–MG é responsável pela adequação das propriedades. Por isso, os extensionistas disseminam conhecimentos sobre responsabilidade social e ambiental, rastreamento e segurança alimentar, visando o aperfeiçoamento contínuo.   
A Empresa incentiva a constante melhoria da qualidade dos cafés de Minas Gerais como meio mais eficaz na conquista de mercados, na agregação de valor ao produto e no atendimento à crescente demanda por produtos diferenciados. Também divulga informações sobre linhas de crédito e organização dos produtores para venda direta ao mercado. O Concurso Estadual de Qualidade do Café realizado pela Emater–MG, com etapas Regionais e Municipais, é uma iniciativa que propicia oportunidades para a concretização desses objetivos. Além dela, a Empresa promove palestras com foco na gestão da propriedade, na qualidade da produção, no aumento da produtividade, na redução de custos e, por consequência, na melhoria da renda dos cafeicultores. 

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário