terça-feira, 4 de setembro de 2012

Governo do ES anuncia Plano Cicloviário Metropolitano


Preocupado com a mobilidade de quem mora e trabalha na Região Metropolitana da Grande Vitória, o Governo do Espírito Santo anunciou o Plano Cicloviário Metropolitano, na manhã desta terça-feira(04), durante o fórum de debate “Mobilidade Urbana é Solução”. O projeto está em fase deelaboração pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), e foi apresentadopelo governador Renato Casagrande.


“Não há plano de mobilidade sem integração, em todos os sentidos – tanto nos diversos modais existentes, quanto entre Governo e prefeituras – para que os cidadãos possam usufruir de um tráfego mais humano e confortável. Temos um investimento programado de mais de R$ 3 bilhões em mobilidade no Espírito Santo, que já está sendo executado, e vamos continuar aperfeiçoando o nosso sistema de transporte, em todos os níveis, para continuar levando mais qualidade de vida aos capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.

Em sua apresentação, o governador falou, ainda, da importância de incluir nos investimentos do sistema viário do Estado uma rede de ciclovias que atenda a melhor mobilidade da população capixaba, salientando a necessidade de existir um Plano Cicloviário, dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), que será desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Setop, e as prefeituras da Grande Vitória.

“Será um plano completo, que vai avaliar a importância dessa rede cicloviária em conjunto com os municípios, a ser desenvolvida nos próximos meses, com o objetivo de favorecer o trânsito entre as cidades da Região Metropolitana por meio da bicicleta. Vamos traçar uma rede interligada ao modelo de transporte coletivo, interligada aos corredores exclusivos de ônibus, no BRT”, explicou o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.
Evento
O Plano Cicloviário Metropolitano foi apresentado durante o fórum “Mobilidade Urbana é Solução”, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, que abriu o evento. O debate começou após a apresentação do PMM, feita pelo secretário Fábio Damasceno, e as palestras do ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Enrique Penhalosa, que fez um relato sobre a implantação e o funcionamento do BRT em sua cidade, e do consultor, especialista em coordenação e gestão de projetos de logística e transportes, Wagner Colombini, que falou sobre o BRT no Brasil. O debate ainda contou com a diretora-presidente do GVBus, Simone Chieppe, e os quatro secretários de transporte das prefeituras da Grande Vitória.

Durante o evento, realizado no Hotel Sheraton, em Vitória, foram apresentadas sugestões e ideias para atender a melhoria na mobilidade urbana na Grande Vitória. O Governo do Estado, por meio da Setop, apresentou o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado no último mês de maio e que conta com mais de 50 obras e ações que beneficiam o transporte coletivo e o deslocamento entre as cidades, num investimento acima de R$ 3 bilhões para os próximos quatro anos.

Dentro do PMM estão previstas construção de novas vias, de corredores para melhorar o tráfego da Região Metropolitana, além da adaptação de vias para o futuro transporte coletivo, o BRT, e de diversas melhorias para o atual sistema de transporte, como a instalação de câmeras e reformas nos dez terminais, mais a ampliação da capacidade de alguns deles, como o de Vila Velha, que está em obras e com previsão de ser concluído no ano que vem.

O PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Dentro do cronograma, a previsão é de concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estará concluído, e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Entre algumas obras do PMM estão a Quarta Ponte, a implantação dos mais de 30 quilômetros de corredores inteligentes e exclusivos para ônibus (o BRT), duas obras de grande impacto, que estão com os projetos executivos contratados e o prazo de entrega estimado para o final de 2016, mais a alça da Terceira Ponte, o Corredor Bigossi e a Avenida Fernando Ferrari, vias que estão com algumas etapas concluídas, e que outras devem ser entregues ainda em 2012.
 


Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação da Setop Maurílio Mendonça 3636-9617 / 9697-6783 maurilio.mendonca@setop.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário