segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Manuela e Fortunati lideram disputa em Porto Alegre. Marina Silva apoia candidato do PT


Manuela e Fortunati lideram disputa em Porto Alegre. Marina Silva apoia candidato do PT

Pesquisas apontam situação de empate técnico entre a candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila, e o atual prefeito, José Fortunati (PDT). Datafolha aponta Fortunati com 36% e Manuela com 32%. Já o Ibope coloca Manuela na frente com 42%, contra 39% de Fortunati. Adão Villaverde, candidato do PT, que aparece em terceiro com índices que variam de 5 a 7%, recebeu o apoio neste final de semana da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência, Marina Silva.

Porto Alegre - A candidata do Partido Comunista do Brasil (PC do B), Manuela D’Ávila, aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope para a prefeitura de Porto Alegre, contratada pelo Grupo RBS e divulgada sábado (1º). A deputada federal tem 37% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito José Fortunati, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), aparece em segundo, com 35%, o que configura uma situação de empate técnico, com ligeira vantagem para Manuela.

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Adão Villaverde, aparece em terceiro lugar, com 5% de intenções de voto e, em quarto, vem Roberto Robaina, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com 1% na pesquisa estimulada. Na espontânea, Manuel tem 32%, Fortunati, 31%, e Villaverde, 4%.

A pesquisa do Ibope também fez uma simulação de segundo turno, mas considerou apenas a disputa entre as candidaturas de Manuela e Fortunati, gerando um protesto, inclusive, da parte da candidatura Villaverde. Nesta simulação, a deputada comunista venceria com 42%, contra 39% do atual prefeito de Porto Alegre. 

Os números do Ibope são semelhantes aos do instituto Datafolha, divulgados na última quarta-feira e que também apontaram uma situação de empate técnico, só que, neste caso, com uma vantagem para a candidatura de José Fortunati, que tem 36% contra 32% para Manuela. Na simulação de segundo turno realizada pelo Datafolha, Fortunati e Manuela aparecem empatados com 43%. Ainda segundo o Datafolha, o candidato do PT aparece com 7% das intenções de voto. 

Marina Silva apoia candidato do PT
A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata pelo PV à presidência da República Marina Silva, anunciou neste final de semana seu apoio à candidatura de Adão Villaverde (PT) para a prefeitura de Porto Alegre. O anúncio foi feito após encontro entre os dois, sábado, no Rio de Janeiro. Segundo nota distribuída pela assessoria do candidato, o apoio de Marina deve-se às “propostas apresentadas pelo candidato que revelam o mais absoluto compromisso com a sustentabilidade”.

Entre essas propostas está o projeto Lixo é Luz, que é o de transformar os resíduos sólidos em energia elétrica através de biodigestores, implantados em um futuro Ecoparque, para gerar biogás. Cada usina de biogás poderia atender 30 mil residências, ou cerca de 120 mil a 150 mil pessoas. Outra é a criação de condições para a inclusão do uso da bicicleta como meio de transporte individual e a adoção de políticas que coloquem o aeromóvel, o catamarã e os ônibus como integrantes do sistema modal de mobilidade urbana na capital. 

"Existem aqueles que assinam com a mão e aqueles que assinam com o coração e com a vida. Eu sempre procuro apoiar esses últimos”, disse Marina ao declarar apoio ao candidato. No encontro, Villaverde presenteou Marina com uma edição do Atlas Ambiental de Porto Alegre, produzido por Rualdo Menegat, Maria Luiz Porto, Clovis Carlos Carraro e Luís Alberto Dávila Fernandes e que mostra a evolução geológica e a história natural da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário