terça-feira, 4 de setembro de 2012

Produtores realizam excursão para estudo de seringueiras em Iconha




Incaper

Nesta quarta-feira (05), produtores dos municípios de Anchieta, Guarapari e Vila Velha irão participar de uma excursão a Iconha para conhecer o clone de seringueira FDR 5788 que tem se desenvolvido na localidade. Na ocasião, haverá trocas de experiências com os produtores que iniciaram o plantio dessa variedade. A atividade ocorrerá na propriedade do senhor Inaldo José Paganoti.

De acordo com o extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Vila Velha, Itamar Alvino de Souza, o objetivo da excursão é mostrar aos produtores e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o comportamento do clone de seringueira FDR 5788. “Esse material foi desenvolvido pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e tem um excelente desenvolvimento no estado da Bahia, tanto do ponto de vista da produção como de seu comportamento em consórcio e sistema agroflorestal”, explicou Itamar.

No Espírito Santo, esse material clonal está sendo introduzido, por meio do Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores), em alguns municípios, entre eles Guarapari, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, Anchieta e Iconha. “Iremos observar como essa variedade se desenvolve no Espírito Santo, sobretudo em regiões de maior altitude”, explicou Itamar.

O município de Iconha foi escolhido para a realização da excursão porque a sangria dessa variedade de seringueira começou justamente neste período. Conforme o extensionista do ELDR de Iconha, Carlos Antônio de Melo, os plantios da seringueira ainda são pequenos no município. “Os produtores rurais estão despertando agora para essa cultura, pois ela traz diversos benefícios para a agricultura familiar, além de estimular a diversificação da produção nas pequenas propriedades”, afirmou Carlos. Entre as vantagens da cultura da seringueira estão a extração do látex para produção da borracha natural; ampliação da cobertura vegetal na propriedade e o controle da erosão do solo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário