terça-feira, 30 de julho de 2013

Lar Sírio comemora 90 anos de assistência a crianças e adolescentes


Copyright © 2013 Icarabe.org
Há 90 anos, um orfanato, numa antiga chácara comprada por imigrantes sírios, no Tatuapé (zona Leste de São Paulo), dava início a um trabalho que se tornaria um marco da comunidade árabe no Brasil. Nascia ali o Lar Sírio, em 1923, instituição que partiu de um grupo de jovens vindos da cidade síria de Homs, pequenos comerciantes que arrecadavam fundos para ajudar pobres e doentes da colônia e também os que tinham ficado na cidade natal. O trabalho deles ganhou fama e o grupo começou a receber órfãos da Síria. Os primeiros foram encaminhados a instituições já existentes, mas, depois, o grupo resolveu criar os seus próprios meios de manter e cuidar dessas crianças.
Funcionando hoje na Rua Serra de Bragança, no Tatuapé, o Lar Sírio Pró-Infância recebe todos os dias crianças e adolescentes carentes da periferia da zona Leste. São quase 2,5 mil crianças que têm reforço escolar, aprendem uma profissão e vivem momentos de lazer. Com o apoio de 192 voluntários (35 fixos e 157 que colaboraram em diversas atividades este ano), além dos 125 funcionários, o Lar Sírio executa sete projetos sociais que oferecem proteção e abrigo para as crianças impedidas de convivência familiar, apoio socioeducativo e profissionalização e atividades extracurriculares que incluem cultura, esporte, recreação e educação. O Lar também faz acompanhamento às famílias das crianças e jovens atendidos, visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção social.
A diretoria se envolve nas atividades da entidade desde a organização política e administrativa até trabalhos de captação, que buscam recursos para a execução dos programas. “Os diretores são da comunidade sírio-libanesa de São Paulo e transmitem o carinho pela instituição para toda coletividade”, afirma Alfredo Jorge Nastas, presidente da entidade desde maio.
Para Alfredo, o imenso espírito de solidariedade que norteou os fundadores e foi exemplarmente perpetuado pelos sucessores, que dedicaram tempo e competência, contribuiu para a evolução do Lar nestes 90 anos. “A preservação de valores e determinação em oferecer oportunidades de um futuro melhor para as crianças e jovens são ações que também marcam a vida desta instituição e de nossas crianças e jovens. O desenvolvimento de sua capacitação e aptidões possibilitam a promoção social e o pleno exercício da cidadania. Este é o maior legado que o Lar Sírio oferece à sociedade”, orgulha-se.

Generosidade transformando vidas
Muitas histórias marcaram a instituição nesses 90 anos de existência. Mas uma em especial tem dado muito orgulho ao Lar Sírio: é a trajetória de Daniela Varjão, abrigada na década de 1990.
Daniela morou um ano e meio no abrigo do Lar Sírio. Nesta época, seu hobby era praticar esportes e já vencia as competições escolares das quais participava. Conheceu o taekwondo e se apaixonou. Levou-o a sério: treinou, disputou vários campeonatos, como o Internacional Brasil Open.
Em 2009, sofreu um grave acidente no mar, em uma viagem com amigos. O sonho foi interrompido. “Salvei uma amiga. Um colega faleceu. Tive traumatismo craniano, lesão na coluna cervical e parada cardiorrespiratória. Fiquei em coma e perdi os movimentos do lado direito do meu corpo”, conta a atleta.
Logo no início do tratamento, Daniela foi submetida à natação. Foi um terror: teve que encarar num prazo tão curto o trauma da água provocado pelo acidente. Os médicos diziam que ela não voltaria ao taekwondo. “Um dos poucos a acreditar em mim foi o Leonardo, meu Mestre. Isto me deu forças para continuar. Treinávamos muito. Às vezes, eu achava que pelas fortes dores que sentia, não teria forças para levantar no dia seguinte. Mas ao acordar, dizia: não é hoje que vou desistir!”
O esforço foi recompensado: em 2012, Daniela ganhou duas medalhas de ouro no Campeonato Internacional Brasil Games. Competiu com atletas de vários países e planeja participar de mais competições ainda este ano. “Ficam registrados o meu pedido e a minha mensagem: Nunca deixe de acreditar em si mesmo. Desconfie quando disserem que você não pode. Só você conhece o seu limite. Acredite na sua capacidade de ir longe. Quanto mais acreditar, maior poderá ser a distância que alcançará”.

Celebração dos 90 anos na Sala São Paulo
 
O Lar Sírio Pró-Infância celebrará 90 anos de dedicação à comunidade em festa beneficente na Sala São Paulo, dia 13 de agosto, com um grande show com as presenças de Daniela Mercury, Zimbo Trio e a Orquestra Sinfônica do Heliópolis. A abertura do espetáculo terá coquetel e sorteio de prêmios.
Serviço:
Comemoração dos 90 anos do Lar Sírio
Dia 13 de agosto, às 20h
Sala São Paulo - Praça Julio Prestes, 16
Reservas de ingressos: tel. 11 2092-4811 ramais 205 e 209 ou email contato@larsirio.org.br
Ingressos: R$ 250,00
Mais informações no site http://www.larsirio.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário