Xuxa em comercial de Cicatricure, da Genomma Lab, exibido na TV da Argentina; laboratório mexicano é um dos maiores anunciantes da Record (Foto: Reprodução)
Marca carimbada na programação da Record, e um dos maiores anunciantes da emissora, o laboratório mexicano Genomma Lab virou onipresente nos intervalos do canal de Edir Macedo, derrubando a audiência e irritando apresentadores e telespectadores. Os produtos da empresa chegam a aparecer até 47 vezes durante um único programa, como foi o caso da edição do “Fala Brasil Especial” no último sábado, dia 18. Ao longo de todo o ano de 2014, o laboratório mexicano veiculou 28.043 comerciais na Record. Se fosse pagar pelo valor de tabela, teria que desembolsar mais de R$ 3 bilhões. No entanto, de acordo com um alto executivo da emissora, o valor não passa nem perto. A empresa teve um incrível desconto de 98%, e pagou apenas R$ 60 milhões.
A Genomma, que só anuncia na Record, acaba de renovar contrato com emissora por mais um ano. Ou seja, os anúncios de Marília Gabriela falando das supostas propriedades do antirrugas Cicatricure – a marca mais conhecida no Brasil e quarto medicamento mais vendido no país – e de outros produtos como a linha anti-acne Asepxia, vão continuar tomando conta dos intervalos das atrações da rede de Edir Macedo. Por causa da Genomma, os intervalos da Record têm chegado a ter duração de mais de sete minutos. Em muitas ocasiões, a emissora exibe em um único break até dez comerciais da empresa, de diferentes produtos (como Asepxia, Goecoechea, Pointts e Lakesia, entre outros).
Mesmo com o superdesconto, a Record trata a Genomma como um supercliente. Somente a Igreja Universal do Reino de Deus – que pertence ao dono do canal, o bispo Edir Macedo – coloca mais dinheiro na emissora (e bem mais, cerca de R$ 520 milhões por ano). A Genomma Lab negocia diretamente com a emissora, sem a intermediação de agências. Para a Record, é dinheiro líquido e garantido e menos prejudicial do que vender espaço para igrejas em horário nobre, como fazem as concorrentes, Band e RedeTV!. Porém, o mercado ‘torce o nariz’.
De acordo com o Controle da Concorrência, empresa que monitora o mercado de publicidade, as 28.043 inserções publicitárias da Genomma, ao longo de 2014, custariam R$ 1,334 bilhão pelo valor de tabela da Record apenas na Grande São Paulo. O Ibope Monitor já coloca o laboratório mexicano como o terceiro maior anunciante do país em volume de comerciais. Somente no primeiro semestre do ano passado, seus anúncios em todo o país valeriam R$ 1,6 bilhão na tabela da Record. Os dados do ano passado inteiro do Ibope Monitor ainda não foram divulgados, mas estima-se que o volume de anúncios da Genomma na Record, pelo valor de tabela, deverá ultrapassar os R$ 3 bilhões.
A Genomma comercializa medicamentos que não necessitam de receita médica. A maioria dos produtos tem sua produção terceirizada no México. Assim, é mais uma empresa de propaganda do que um fabricante propriamente dito. A maioria de seus comerciais é realizada em produtora própria. Na Argentina, o papel que Marília Gabriela desempenha no Brasil é realizado por Xuxa Meneghel, coincidentemente o maior objeto de desejo da Record atualmente.
As informações são do jornalista Daniel Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário