segunda-feira, 9 Fevereiro, 2015 - 19:00
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), os presidentes da Associação de Produtores de Café da Bahia, João Lopes Araújo, e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva. Os encontros ocorreram em Brasília, na sede do ministério.
João Lopes levou ao ministro o convite para a 16ª edição da Agrocafé, realizada em Salvador. A expectativa é que mais de 400 agricultores familiares produtores de café participem do evento, que será promovido com o apoio do MDA. “Queremos muito continuar essa parceria, pois é de extrema importância para garantir o acesso dos produtores a novas tecnologias”, afirmou Patrus.
Segundo o presidente da associação, os agricultores familiares são responsáveis por mais de 90% da produção cafeeira do estado. “Dos 20 mil produtores de café da Bahia, 19 mil são agricultores familiares”, garantiu João Lopes.
Já o presidente da Fetaemg levou ao ministro um convite para a solenidade de assentamento de 60 famílias em Bocaiuva, município localizado a cerca de 370 quilômetros de Belo Horizonte. A comitiva da federação também se mostrou disponível para debater novos caminhos para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
“O nosso objetivo é fazer uma reforma agrária dentro das diretrizes apontadas pela presidenta Dilma Rousseff, com assentamentos cada vez mais estruturados. A partir daí, vamos ampliar e consolidar as políticas públicas de reforma agrária no País”, avaliou Patrus.
João Paulo Biage
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário