quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Canal Saúde estreia no canal 2.4 da TV aberta em Brasília



O Canal Saúde estreou na TV aberta, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (9/12). A programação da emissora do Sistema Único de Saúde (SUS), criada pela Fundação Oswaldo Cruz, foi inserida na multiprogramação da TV Brasil, juntamente com a NBR e a TV Escola, possibilitada pela migração para o Sistema Brasileiro de TV Digital. O Canal Saúde agora ocupa o canal 2.4 na capital federal.
O lançamento dos novos canais aconteceu esta manhã, em uma cerimônia realizada no Espaço Cultural da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, que contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Edinho Silva; do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Valcler Rangel Fernandes; e representantes do Ministério das Comunicações, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.
Em sua fala, o representante da Fiocruz na cerimônia, Valcler Rangel, destacou o papel do Canal Saúde no cenário da Saúde e da Comunicação no país. "Assim como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, há 115 anos, avançaram pelo interior do Brasil difundindo e adquirindo conhecimento sobre saúde, hoje o Canal Saúde segue o mesmo caminho. Essa é a missão que ele vem desempenhando e cumprindo cada vez melhor", afirmou o vice-presidente.
A implantação e operação dos novos canais é o resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, Ministério da Saúde/ Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Cultura, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e a EBC.
Com a migração gradual da TV aberta do sistema analógico para o sistema digital, a previsão é de que, em janeiro de 2016, a transmissão do Canal Saúde chegue também às cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e até 2019 a emissora esteja acessível, em sinal aberto, a todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.   
A mudança permitirá que conteúdo de qualidade sobre o SUS alcance mais de 120 milhões de pessoas nos próximos anos. O Canal Saúde foi incluído na programação da TV aberta digital por meio de um acordo interministerial, assinado em setembro deste ano, para a implantação dos canais públicos no Sistema Brasileiro de TV Digital, que inclui, além da Saúde, um canal para a Educação, um para o Poder Executivo e um para a Cultura.
"O mais importante dessa entrada na TV aberta é que o Canal Saúde não é uma emissora da Fiocruz ou do Ministério da Saúde, é um canal do SUS, do Sistema Único de Saúde", defende a gerente do Canal Saúde, Marcia Corrêa e Castro. "É fundamental entender o SUS como política de Estado e não de Governo. O mesmo vale para a Comunicação Pública, que deve ser política de Estado. É nessa seara que o Canal Saúde se insere e é aí que está o papel dele e a importância da sua programação chegar a cada vez mais brasileiros", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário