terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Agricultor assentado investe em oliveiras no Rio Grande do Sul

Publicado dia 23/12/2015
O agricultor Adão do Canto Borges, do assentamento Ibicuí, localizado no município de Santana do Livramento (RS), a 490 quilômetros de Porto Alegre, realizou o plantio de 180 mudas de quatro variedades de oliveiras, em 1 hectare de seu lote, no ano passado. No mês de fevereiro de 2016, ele já poderá colher uma pequena produção, com previsão de comercialização a R$ 12 o quilo.

“Viajava e via as oliveiras e achava sempre interessante a produção”, menciona o assentado, que gastou R$ 4 mil com o investimento. Diz que o mercado na região é promissor porque existe uma agroindústria que adquire o produto de pequenos agricultores.

O agrônomo Paulo Ricardo da Silva Guerra, da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos Ltda (Coptec) – prestadora de assistência técnica contratada pelo Incra regional, comenta que incentivou Borges a plantar oliveiras e que fizeram o plantio com maior espaçamento (em torno de 6 metros x 6 metros). “Uma característica importante da longevidade do pomar está vinculado à distância entre as mudas”, afirma ele.

“As variedades de oliveiras plantadas foram a Arbequina e a Picual, ambas de origem espanhola, a Koroneik (grega) e a Frantoio, italiana”, cita o profissional. A partir do quinto ano de plantio, a colheita será plena, assegura o agrônomo, que conta que o agricultor fez correção de solo com calcário e que as azeitonas colhidas darão para consumo “in natura” e a produção de azeite.

Mercado certo e promissor

“A ideia é plantar mais três hectares, afirma o assentado, que satisfeito sonha com o futuro de suas oliveiras, já que por ser um produto raro tem comercialização certa. Natural de São Gabriel, é filho de agricultores e está assentado há nove anos. Além das oliveiras, trabalha com a produção leiteira, apicultura e soja.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário