terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Programa de inclusão digital fortalece capacidade produtiva dos assentamentos em Andradina



Publicado dia 23/12/2015
Crédito: Coater

Os assentados da reforma agrária da região de Andradina (SP) poderão ampliar seu potencial produtivo graças a uma parceria inédita firmada no último dia 18 pelo Incra em São Paulo, a Cooperativa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Coater) e a Prefeitura de Andradina: o Programa de Inclusão Digital do Produtor Rural - Conecta Campo. Trata-se da oferta de curso de informática voltado a aprimorar a capacidade de organização, controle e participação dos produtores assentados.

“Escrever documentos, utilizar planilhas, enviar mensagens eletrônicas e anexos são atividades fundamentais para a gestão de qualquer empreendimento. A participação no projeto, em parceria com a Coater e prefeitura de Andradina, na verdade é um primeiro passo para outras ações, pois precisamos ampliar o acesso digital das famílias assentadas”, informa o superintendente do Incra em São Paulo, Wellington Diniz Monteiro.

Ele adianta que o órgão vem procurando soluções para dificuldades de inclusão digital nas áreas rurais, especialmente a questão da cobertura de sinal. “A conexão é importante para toda a população, e mais ainda para os moradores do campo”, diz, ao acrescentar que já foram realizadas reuniões com universidades e o Ministério das Comunicações para conhecer tecnologias que podem beneficiar os moradores de áreas da reforma agrária. “Além de acesso à cidadania, a inclusão digital favorece muito o desenvolvimento econômico dos produtores em assentamentos”, destaca.

Com o Programa de Inclusão Digital do Produtor Rural as famílias assentadas terão aulas de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas, além de conhecimentos sobre a internet e correspondência eletrônica. A capacitação também abordará as ferramentas disponíveis em sites que oferecem serviços voltados ao produtor rural, além de instruir sobre a melhor forma de obter informações a respeito do setor agropecuário brasileiro.

O prefeito de Andradina, Jamil Ono, reforça a importância da parceria: “Mais uma vez o Governo de Andradina democratiza os serviços à população e leva aos assentamentos a oportunidade de promover a inclusão digital”.

O curso, com carga horária de 200 horas/aula e duração de seis meses, será ministrado pela Coater nos assentamentos, com equipamentos cedidos pelo Incra. Houve a preocupação de desenvolver uma técnica pedagógica voltada à realidade dos moradores do campo, segundo o presidente da Coater, Hiroshi Kakinohaha. “Andradina está se transformando numa referência na questão dos assentamentos. O município tem até uma secretaria própria que busca melhorar a vida do assentado e as parcerias estão dando muito resultado”, avalia.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/SP
(11) 3823-8558 / (11) 6380-0283
imprensa@spo.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário