domingo, 13 de dezembro de 2015

Incra/MT atualiza planilha referencial de preço de terra no estado



Publicado dia 11/12/2015

O Comitê de Decisão Regional da Superintendência do Incra em Mato Grosso aprovou em novembro último a revisão da Planilha Referencial de Preços de Terras no Estado (PPR). Ao anunciar a nova tabela, o superintendente regional da autarquia, Giuseppe Vieira, esclareceu que “os valores da planilha servem apenas para balizar valores de avaliações de imóveis rurais, não servindo para avaliação de um imóvel especificamente”.

A PPR de Mato Grosso é resultado de discussão técnica entre os peritos federais agrários, avaliadores do Incra, em conjunto com informações de entidades que atuam no ramo e da análise de processos de desapropriação e aquisição de imóveis realizados nos últimos cinco anos pela superintendência do Incra. Baseou-se, também, em pesquisas realizadas nas 22 microrregiões do estado através de anúncios em jornais, sites especializados, negócios realizados recentemente, prefeituras (ITBI), opinião de corretores de imóveis, vistorias de avaliações, e banco de dados de perícias feitas pelo Incra.

O preço da terra foi pesquisado quanto ao valor mínimo, médio e máximo encontrado em cada município que compõe a microrregião estudada. Os valores se referem ao preço à vista. O valor total do imóvel por hectare considerou a soma do valor da terra nua e das benfeitorias existentes.

A analise do comportamento de preços indica que as terras mais caras localizam-se onde se pratica agricultura de alto rendimento, como em Pedra Preta (microrregião de Rondonópolis), onde o hectare de terra cultivado com soja e algodão para produção de semente possui Valor Total do Imóvel (VTI)/hectare de R$ 43,9 mil.

Já as mais baratas se localizam na microrregião de Aripuanã, região Norte, nos municípios de Colniza, Rondolândia e Aripuanã, em áreas onde já foram extraídas as madeiras com potencial econômico. Nesta região o VTI/hectare é de R$ 420.

As pesquisas de preço foram realizadas em julho e agosto deste ano. A planilha com os preços referenciais de terras em Mato Grosso pode ser consultada em:http://www.incra.gov.br/tree/info/file/8440

Assessoria de Comunicação Social do Incra/MT
(65) 3644-1401
http://www.incra.gov.br/mt

Nenhum comentário:

Postar um comentário