sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Comunidade celebra Dia Árabe em Brasília


Data foi comemorada com jantar. Participaram embaixadores, membros da diáspora e autoridades do governo brasileiro. Diretor-geral da Câmara Árabe foi homenageado.


São Paulo – Um jantar em Brasília na quinta-feira (10) reuniu cerca de 300 pessoas para uma celebração posterior do Dia Árabe, data comemorada em todo o mundo em 04 de dezembro. O evento reuniu diplomatas árabes, membros da comunidade e autoridades do governo brasileiro. Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi homenageado por seu trabalho de promoção das relações entre brasileiros e árabes.
Divulgação
Alaby (E) recebeu homenagem de Ibrahim Alzeben
“Não mereço individualmente dita homenagem. Nestes últimos 35 anos de Câmara de Comércio Árabe Brasileira, muitas diretorias me ajudaram a conquistar cada vez mais láureas neste trabalho de servir o Brasil e os países árabes”, disse Alaby em seu discurso.

“Muitos dos ex-presidentes e diretores me ensinaram como trabalhar com os empresários e povos árabes”, ressaltou Alaby, que lembrou nomes de ex-presidentes da Câmara Árabe que contribuíram para constituir a história da instituição “culminando com a presidência atual da diretoria executiva do senhor Marcelo Nabih Sallum”, ressaltou.

“É importante agradecer a todos os colaboradores que me apoiaram nos últimos anos, a quem devo muito, pois contribuíram para o sucesso do trabalho de fomentar as relações econômicas e sociais entre os povos irmãos”, destacou o executivo, que também agradeceu o apoio de sua família. “A família é o mais importante elo da vida pessoal e profissional”.

No evento, Alaby lembrou ainda de um ditado árabe que, para ele, é um lema importante para seu trabalho. “Servir aos outros e não me servir dos outros”, completou.

Em conversa com a ANBA, o executivo disse que se sentiu “lisonjeado e com muito orgulho em representar nossa comunidade”. “As honras foram para todos os que contribuíram para que eu recebesse essa homenagem”, completou.

No evento, Alaby recebeu uma placa de homenagem das mãos de Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília.

Herança

Em seu discurso no evento, Marcelo Sallum, presidente da Câmara Árabe, ressaltou a importante contribuição dos árabes para áreas do conhecimento como ciência, química, medicina e navegação, entre outras.

“Como descendentes de árabes, nos vemos na obrigação de manter vivas as nossas raízes e de transmitir aos nossos filhos e à sociedade a nossa admiração e entusiasmo com a inegável contribuição dos nossos antepassados”, afirmou Sallum.

“Imbuída deste espírito que Câmara de Comércio Árabe Brasileira vem há mais de 63 anos trabalhando em prol da promoção da aproximação entre o Brasil e os 22 países árabes. E é com especial orgulho e alegria que vemos hoje o nosso secretário-geral, querido amigo Michel Alaby, ser homenageado pelo Conselho de Embaixadores Árabes, como uma das personalidades de destaque de 2015”, disse o presidente da entidade.

Estiveram presentes ao evento também os embaixadores Lígia Maria Scherer, diretora do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e José Marroni de Abreu, subsecretário-geral de Política do Itamaraty, além de Mohamad Mourad e William Atui, diretores da Câmara Árabe.

O jantar contou ainda com apresentações de danças folclóricas da Palestina, Argélia, Omã e Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário