sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Projeto de Desenvolvimento Integrado do São Francisco é apresentado ao governo de Alagoas



Publicado dia 10/12/2015
Crédito: José Carlos

O Projeto Conceitual de Desenvolvimento Integrado do São Francisco – para agregar políticas públicas em benefício de agricultores familiares da Região Nordeste moradores do entorno do Rio São Francisco – foi apresentado, nesta quarta-feira (9), a representantes do governo de Alagoas. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura do estado, em Maceió.
O assessor da presidência do Incra Gustavo Souto de Noronha destacou os principais pontos do plano, que abrange a bacia do rio entre as divisas dos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Estiveram presentes a superintendente regional da autarquia, Lenilda Lima, acompanhada de técnicos do Instituto, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Alexandre Ayres.
Segundo Noronha, o objetivo geral é o desenvolvimento de arranjos produtivos em áreas estratégicas para agricultura familiar e reforma agrária na região. “A ideia é promover soluções a partir de arranjos produtivos locais e potencializar investimentos públicos, sobretudo em agroindustrialização e comercialização”, explicou.
Na região existem 272 assentamentos, além de territórios indígenas e quilombolas, com arranjos produtivos locais em funcionamento e entidades de desenvolvimento regional e apoio ao desenvolvimento agrário, a exemplo dos projetos dos perímetros irrigados. A ideia é integrar todos, propiciando o desenvolvimento regional com terra, tecnologia e educação para gerar renda, alimento e energia, sobretudo a eólica e a solar.
O secretário Álvaro Vasconcelos falou sobre a importância, dentro do plano, do Canal do Sertão, obra de infraestrutura hídrica que beneficiará cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios alagoanos, ao longo de 250 quilômetros de percurso. Ele sugeriu uma reunião, em Brasília ou na própria região, “para reunir outras instituições e entes governamentais com a finalidade de se divulgar o projeto e se debater as possibilidades concretas para sua execução”.
O assessor Gustavo Noronha ressaltou que uma das preocupações da presidência do Incra na elaboração do plano é exatamente respeitar “as estratégias dos governos locais voltadas para as áreas da agricultura familiar e assentamentos que serão abrangidas”.
A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, defendeu a parceria entre as várias esferas de governo e elogiou o viés territorial assumido na elaboração do projeto. “Essa visão e dinâmica territorial tende a aglutinar melhor os atores e as populações envolvidas. A experiência nova do Canal do Sertão será um dos pontos mais importantes a serem aproveitados para trazer investimentos à região”, disse.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/AL
(82) 3201-1950 / 1961
ascom.maceio@mco.incra.gov.br 
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário