sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Arca das Letras: 12 anos germinando boas sementes

Foto: Eduardo Aigner/ Ascom MDA
Presente em mais de 2, 4 mil municípios, o programa já alcançou mais de 1 milhão de famílias.
Mais que possibilitar o acesso aos livros, incentivar a leitura e a expressão cultural no rural brasileiro. Há 12 anos, o Arca das Letras vem germinando boas sementes e práticas que transformam a vida e a realidade de milhares de agricultores familiares em todo o país. Presente em mais de 2, 4 mil municípios, o programa já alcançou mais de 1 milhão de famílias com a implantação de mais de 11 mil bibliotecas.
Foi assim na comunidade Ilha de Santana, uma colônia de Pescadores com 500 famílias, situada no município de Santana, no Amapá, que recebeu sua biblioteca rural Arca das letras em 2006.
“Eu sempre tento explicar para as crianças e para a comunidade a importância do livro”, diz a agente de leitura, Maria Luciana Rodrigues. Ela conta que se tornou voluntária por acaso. “Eu tinha ido no sindicato para uma reunião sobre mulheres e acabei numa reunião sobre bibliotecas e doações de livros, mas adorei a ideia”. Ela lembra que o móvel ficou na sua casa por três anos, até ser instalado na Associação de Trabalhadores Rurais, onde está hoje.  
Nesses nove anos, Maria, por meio de parcerias, aumentou o acervo de 260 para 7 mil livros. Outra grande conquista foi a parceria com as duas escolas da comunidade, que a ajudam a organizar, a cada trimestre, concursos de poesia e redação e apresentações de peças teatrais.
A agente de leitura ainda promove, semanalmente, rodas de leitura, onde os jovens da comunidade leem para os mais velhos, integrando as idades e promovendo bons hábitos e valores importantes para a formação da juventude.
Para a coordenadora de Ação Cultural do MDA, Dione Ferreira, são muitos os motivos para celebrar os 12 anos do Programa Arca das Letras. “Desde 2003, quando foi criado, tem contribuído para a promoção da melhoria da qualidade de vida no campo, para o desempenho educacional dos estudantes e para o desenvolvimento rural sustentável, em todo o território nacional”.
Ao longo de 12 anos, foram distribuídos dois milhões de livros e capacitados 19 mil agentes de leitura - responsáveis pela coordenação dos exemplares.  
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/arca-das-letras-12-anos-germinando-boas-sementes#sthash.6QyEb7qi.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário