domingo, 4 de março de 2012

CAFÉ CONILON, A SUA CHEGADA E OS PRIMEIROS PASSOS



A chegada do café conilon no Espírito Santo, pelas mãos do Governador Jerônimo de Souza Monteiro foi um fato documentado e cujo texto de registro nos mostra situações interessantes. Foram quatro históricos parágrafos. A saber:

- O governo do Estado fez há pouco acquisição de duas mil mudas e cincoenta litros de semente de café Conillon, que sobre dar um producto reconhecido como excellente por todos aqueles que delle fizeram plantações, tem ainda a enorme vantagem de produzir com a mesma facilidade em terrenos sáfaros, em terrenos de pasto, já fatigados do plantio do café ou mesmo já tendo servido a outras plantações.

Aqui mostra uma indicação clara para onde deveriam ser encaminhadas as mudas e a resposta que teriam os produtores que investissem. Uma consultoria.

Nos dois parágrafos que seguem, é a indicação onde estavam as mudas e sementes. Observemos que além de estarem numa propriedade do Governo, estavam nas propriedades de dois líderes políticos, naturalmente que da corrente política do Governador, confira:

- Essas mudas e sementes encontram-se em parte na fazenda modelo deste Estado, em parte em poder do Sr. Coronel  Marcondes Alves de Souza, em Cachoeiro de Itapemirim e do Sr. Coronel João Lino da Silveira,em S. Pedro do Itabapoana.

- Os srs. Agricultores que quizerem dele fazer acquisição deverão se dirigir à directoria  de agricultura, terras e obras do Estado, ao Sr. Coronel Marcondes Alves de Souza, em Cachoeiro de Itapemirim, e ao Sr. Coronel João Lino da Silveira em São Pedro do Itabapoana.

 O quarto parágrafo é o pedido feito ao beneficiário.

 A distribuição dessas sementes e mudas será gratuita, obrigando-se porém os senhores lavradores que as receberem a dar ao governo do Estado notícias sobre o desenvolvimento da respectiva cultura, e mais tarde fornecerem por sua vez a outros lavradores algumas sementes do mesmo café.

Assim vamos construindo ou reconstruindo a história do valente conilon, que sustenta milhares de pessoas, com trabalho e renda. No rastro do café conilon capixaba vai seguir... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário