domingo, 4 de março de 2012

NO RASTRO DO CAFÉ CONILON CAPIXABA.


NO RASTRO DO CAFÉ
CONILON CAPIXABA.
Há anos e anos ando a procura de registros orais e documentais que falem do café conilon. Até o momento o registro mais antigo que havia conseguido foi o que está no relatório do Governo Jerônimo de Souza Monteiro, 1908 até 1912, data do dia 23 de maio. O texto original é o que segue:
-Ainda há pouco, quando estive no Rio de Janeiro, fiz aquisição de duas mil mudas e cincoenta litros de sementes de uma excelente qualidade de café, o “Conillon”, estando todas elas já distribuídas.
Mas as pesquisas e as conversas nunca param. A cada dia uma nova informação, nem sempre verdadeira, mas não podemos desprezar nada. Uma indicação errada ou mesmo dúbia, poderá ser um aviso para ver outras questões ou dar mais atenção a determinado aspecto. Seguir e não desistir. Ouvir e ler, são verdades cristalinas.
No final do mês de fevereiro mais um passo concreto e que abre um horizonte interessante. No Arquivo Público encontrei publicado no Diário da Manhã, que era o órgão oficial do Governo do Estado, que publicava textos relacionados ao mundo rural em praticamente todas as suas edições – um determinação de Jerônimo de Souza Monteiro. Lá encontrei, o seguinte texto, em cinco parágrafos e na grafia original:
- O governo do Estado fez há pouco acquisição de duas mil mudas e cincoenta litros de semente de café Conillon, que sobre dar um producto reconhecido como excellente por todos aqueles que delle fizeram plantações, tem ainda a enorme vantagem de produzir com a mesma facilidade em terrenos sáfaros, em terrenos de pasto, já fatigados do plantio do café ou mesmo já tendo servido a outras plantações.
- Essas mudas e sementes encontram-se em parte na fazenda modelo deste Estado, em parte em poder do Sr. Coronel  Marcondes Alves de Souza, em Cachoeiro de Itapemirim e do Sr. Coronel João Lino da Silveira,em S. Pedro do Itabapoana.
- Os srs. Agricultores que quizerem dele fazer acquisição deverão se dirigir à directoria  de agricultura, terras e obras do Estado, ao Sr. Coronel Marcondes Alves de Souza, em Cachoeiro de Itapemirim, e ao Sr. Coronel João Lino da Silveira em São Pedro do Itabapoana.
 - A distribuição dessas sementes e mudas será gratuita, obrigando-se porém os senhores lavradores que as receberem a dar ao governo do Estado notícias sobre o desenvolvimento da respectiva cultura, e mais tarde fornecerem por sua vez a outros lavradores algumas sementes do mesmo café.
NO RASTRO DO CAFÉ CONILON CAPIXABA, é o título da minha caminhada em relação ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário