quarta-feira, 7 de março de 2012

Produtores de uva e vinho de Santa Teresa se preparam para visita à vinícolas do Rio Grande do Sul


NOTÍCIA BOA É PARA SER DIVULGA E ELOGIADA, CONFIRA.



Produtores de uva e vinho
 de Santa Teresa se preparam para
visita à vinícolas do Rio Grande do Sul
Distribuição de vinho na Carretela da Festa do Imigrante Italiano:  Santa Teresa é
disparada a maior produtora de suco de uva  e vinho no Espírito Santa com 80% da produção
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Com informações de Bruno Lyra

Já consolidada como vanguarda estadual da produção de uva, suco e vinhos, Santa Teresa está longe de se acomodar. E quer aprofundar ainda mais na arte e na técnica da vitivinicultura. De olho até em mercados mais amplos.

E para crescer é indispensável o conhecimento. E é com essa intenção que nos próximos dias 10 à 14 de abril, o município irá promover uma nova missão técnica a Serra Gaúcha, terra das principais vinícolas e de plantios de uva do país. A região conhecida como Vale do Vinhedos é a referência do setor no Brasil, com produtos posicionados, inclusive, no mercado internacional.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Jorge Natali, a comitiva que participará da missão será composta por 10 proprietários de vinícolas e fábricas de suco, todos eles integrantes da Associação de Produtores de Uva e Vinho (Apruvit). A iniciativa conta com a parceria do Sebrae.

Secretário Jorge Natali 
“O grupo irá até a cidade de Bento Gonçalves, além de diversas localidades no Vale dos Vinhedos, onde se localizam as agroindústrias de referência no setor. Vão visitar também as indústrias que produzem os equipamentos para a produção de vinho e suco da uva”, revelou.

Lembrando que outras três visitas já foram realizadas, Natali disse que o objetivo é não apenas adquirir novas técnicas como também conhecer as tecnologias que estão na vanguarda da produção e podem dar pistas para as agroindústrias de Santa Teresa.

Cerca de 80% da produção do suco, uva e vinho do Estado está concentrada no município. Já são 700 toneladas de uva, 130 mil litros de vinho e 30 mil litros de suco por ano. Em 2005 foi criado o Pólo da Uva e do Vinho.

“Na época eram produzidos 30 mil litros de vinho anualmente e não havia fabricação de suco. Tinha 11 hectares de videiras plantadas, espalhadas em 17 propriedades. Hoje são mais de 45 hectares e cerca de 95 produtores. Houve uma grande expansão ”, observou o secretário.

Já o prefeito Gilson Amaro comemora o fortalecimento do setor e destaca o esforço do Poder Público. "Estamos trabalhando em parceria, seja na assistência técnica, em convênios e repasses de recursos e na promoção de eventos. A uva e o vinho é um setor já de destaque na economia municipal e uma marca para o turismo", apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário