segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Programa Coletar realiza diversas atividades com alunos e professores em ANCHIETA


Anchieta está em fase de implantação do Programa Coletar, que é a coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares e comerciais urbanos, óleo de cozinha usado e pilhas e baterias inservíveis. A Secretaria de Meio Ambiente (Seman) já realizou e ainda irá promover diversas atividades de mobilização e conscientização com a população, principalmente com alunos e professores.
Técnicos do Programa estão trabalhando efetivamente com alunos e professores das escolas dos bairros pilotos Nova Esperança, Benevente e Nova Jerusalém -, objetivando a aplicação de conhecimentos sobre resíduos sólidos e a coleta seletiva a ser implantada no município.
A participação efetiva e forma de trabalho adotada pelos professores podem ser considerada um grande diferencial nesse processo. Para a aplicação do tema nas escolas, inicialmente, além da mobilização da comunidade escolar, todos os professores foram treinados e capacitados para desenvolvimento do tema, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. E, após esta etapa, os próprios professores elaboraram um plano de trabalho para ser desenvolvido nas escolas de acordo com as peculiaridades de cada uma”, disse Ana Matta, uma das responsáveis pelo projeto.
O desenvolvimento dos trabalhos nessas escolas conta com a participação dos professores,pedagogos, diretores e equipe administrativa. Há envolvimentos dos alunos da educação infantil e doensino médio, por meio das escolas EMEEF Nova Esperança, CEIM Padre Anchieta e Escola EstadualCoronel Gomes de Oliveira.
Uma das atividades realizadas pelas crianças da Escola Padre Anchieta, Nova Jerusalém foi um “Apitaço” pelas ruas dos bairros, falando sobre a reciclagem. E a Escola Nova Esperança está realizando, neste mês, uma Gincana Ecológica, envolvendo todos os alunos.
Em Iriri, também há atividades do programa, nas Escolas Tom Jerry (infantil) e Manoel de Paula Serrão (fundamental). Foram realizadas nessas unidades apresentações teatrais como o tema “Óleo de Cozinha Usado”, por meio da equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Anchieta.
De acordo com a equipe do Programa, várias atividades irão continuar acontecendo até o final do ano letivo, e novas estratégias estão planejadas para o próximo ano letivo envolvendo, inclusive, as demais escolas do município, em atendimento a implantação da Coleta Seletiva, e da Lei Federal de Resíduos Sólidos, nº 12.305/2010.
A Educação Ambiental é o processo mais importante na implantação da coleta seletiva no município, em busca da mudança de comportamento e atitudes da sociedade, na separação e destinação adequada dos resíduos gerados em casa e no comércio, em prol da qualidade de vida ambiental e de saúde. A Educação Ambiental voltada à coleta seletiva visa à aplicação de conhecimentos sobre a questão dos resíduos sólidos (lixo) no mundo e seus efeitos negativos no meio ambiente, tendo a coleta seletiva como uma das ferramentas mais importante a mitigar esses efeitos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Pablo Merlo Prata.


Texto: Dirceu Cetto
Gerência de Comunicação Social
Prefeitura de Anchieta
Tel.: 28 3536-1785
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Apitaço - Escola Infantil Padrea Anchieta - Nova Jerusalém.JPGApitaço - Escola Infantil Padrea Anchieta - Nova Jerusalém.JPG
1545K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Mobilização Escola Manoel de Paula Serrão - Projeto Coleta Seletiva Óleo de Cozinha Usado.JPGMobilização Escola Manoel de Paula Serrão - Projeto Coleta Seletiva Óleo de Cozinha Usado.JPG
2253K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário