quarta-feira, 17 de julho de 2013

Leite no vidro entregue na porta de casa, igual aos "Anos Dourados", volta a ser realidade em SP


postado há 2 dias atrás

O jornal em papel pode até acabar, mas o leite pasteurizado envasado no vidro e entregue toda manhã na porta de casa, como ocorria nas décadas de 50 a 70, faz um ensaio para voltar a se tornar realidade na agitada cidade de São Paulo, onde o consumo de leite UHT na embalagem longa vida faz parte da rotina de praticamente todas as residências.



O projeto é da Cooper, cooperativa de laticínios de São José dos Campos (SP), fundada em 1935 e líder do mercado de leite pasteurizado em 31 municípios do estado de São Paulo. Ela acaba de lançar seu leite CooperPremium em embalagem de vidro de 1 litro. "Nos Estados Unidos, 99% do leite consumido são pasteurizado, enquanto que no Brasil longa vida representa 85%", afirma Benedito Vieira Pereira, diretor-presidente da Cooper. Até o final dos anos 80 a realidade era outra. A virada ocorreu nos anos 90, por incentivo da Tetra Pak e pelo fato de seu sistema de envase e embalagens não demandarem refrigeração, o que interessou não só aos fabricantes, mas principalmente aos supermercadistas.

O leite da Cooper, por sua vez, não é UHT (ultrapasteurizado), mas pasteurizado e embalado a vácuo, processo que segundo seu presidente reduz os microorganismos presentes no leite, mas mantém suas propriedades organolépticas normais (aquelas que podem ser percebidas pelos consumidores, como a cor, o sabor, a textura e o odor do leite). Por esta razão, deve ser mantido resfriado, entre 2ºC e 5ºC, para sua melhor conservação, e consumido em até cinco dias após a fabricação.

O projeto tem em seus bastidores uma peso-pesado chamada Owens-Illinois, fabricante americana que faturou US$ 7 bilhões em 2012 e se define como a maior produtora mundial de embalagens de vidro do mundo. Distribuidores estão sendo definidos para fazer a entrega na casa do consumidor na capital paulista.

Inicialmente, o Leite Cooper Premium será comercializado nos supermercados, padarias, bares e cozinhas industriais dos 22 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Grande São Paulo e Sul de Minas atendidos pela empresa. Além da distribuição para os pontos de venda, a Cooper conta ainda com o Serviço Domiciliar Cooper (SDC), que atualmente atende diariamente 12 mil famílias nos municípios de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí e Caraguatatuba.

As informações são da Forbes Brasil, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

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