24/07/2013
Segundo Monitor Evolution, depois de 11 anos o anunciante volta a liderar o ranking
Depois de 11 anos, a Unilever volta a ocupar a primeira posição no ranking dos maiores investidores em publicidade. A empresa investiu, no primeiro semestre desse ano, R$ 2,24 bilhões em propagandas, o que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com o Monitor Evolution, serviço do IBOPE Media que monitora mensalmente os investimentos das categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação.
A Casas Bahia passa a ocupar a segunda posição, com R$ 1,59 bilhão, seguida da Genomma, que aparece pela primeira vez no ranking. A empresa, com forte atuação no setor higiene pessoal e beleza e farmacêutica, investiu R$ 1,26 bilhões.
Em relação aos investimentos do primeiro semestre de 2013, o IBOPE Media ampliou sua cobertura, que agora inclui as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram incluídos cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádios e 15 jornais. Para esse último, o aumento da cobertura impulsionou o crescimento do meio. Além disso, para os dados de 2012 não foi considerado o novo critério de mídia interna (autopromoção), que passou a valer a partir de 2013. Neste ano, outra novidade foi a inclusão de merchandising, que representa 5,34% do investimento total.
Os investimentos publicitários cresceram 19%, passando de R$ 43,84 bilhões no primeiro semestre de 2012 para R$ 52,03 bilhões no primeiro semestre deste ano. A TV continua liderando o ranking, com investimentos de R$ 27,52 bilhões, seguida do jornal. E, desconsiderando a ampliação da cobertura na monitoração do investimento publicitário brasileiro, o crescimento foi de 9%.
Setores
Primeiro lugar no ranking de setores, comércio e varejo continua líder em volume de investimento, porém com uma participação menor em relação ao ano anterior, de 21% para 20%. Em seguida aparece o setor higiene pessoal e beleza, que ocupava a 3ª posição em 2012 e obteve a maior variação absoluta dentre os segmentos, com um aumento de 47% em relação ao ano anterior. Crescimento que reflete o aquecimento da economia em relação aos produtos desta linha. A seguir está o setor de serviços ao consumidor, que caiu para a 3ª posição, porém com um volume de investimento 23% maior em relação ao ano anterior.
Praças
Dentre os mercados monitorados, São Paulo continua sendo o líder, mas com uma participação menor nos investimentos, de 28% para 26% em relação a 2012. Destaque para Salvador e Recife que, mesmo sem aumento na cobertura, cresceram, em média, 13,5% nesse semestre. Apesar de Belém e Campinas terem veículos incluídos em suas coberturas, as praças ainda cresceram 24% e 15%, respectivamente, quando desconsideradas as novas inclusões.
Agências
No ranking das agências, a YR manteve a primeira posição, movimentando R$ 3,51 bilhões do total dos investimentos publicitários do primeiro semestre. Em seguida aparece a Ogilvy e Mather Brasil, com R$ 1,68 bilhão, e a Borghi Lowe, com uma verba de R$ 1,65 bilhão. A Ogilvy subiu de terceiro para segundo lugar e a Borghi, de sexto para segundo.
Sobre a pesquisa
Cobertura: TV aberta: 41 mercados. TV Assinatura: 38 canais. Rádio: 10 mercados e 83 emissoras. Revista: 200 títulos/mês nacionais, regionais e especiais. Jornal: 26 mercados. Outdoor: 30 mercados. Cinema: 11 mercados e 562 salas. Internet: 6 portais. Mobiliário Urbano: 10 mercados. Merchandising: 5 redes (nacional).
NOTAS IMPORTANTES:
1- O critério Mídia Interna foi revisto, ampliado e definido a partir de 2013 como Autopromoção. Esse novo conceito trará mudanças de valores de investimento para as agências que tenham veículos de comunicação em sua carteira desde 2012.
2 - A partir de 2013, os investimentos realizados em Merchandising passam a ser contabilizados na verba das agências para divulgação do ranking.
A Casas Bahia passa a ocupar a segunda posição, com R$ 1,59 bilhão, seguida da Genomma, que aparece pela primeira vez no ranking. A empresa, com forte atuação no setor higiene pessoal e beleza e farmacêutica, investiu R$ 1,26 bilhões.
Em relação aos investimentos do primeiro semestre de 2013, o IBOPE Media ampliou sua cobertura, que agora inclui as praças de Aracaju, Maceió e Porto Velho para o meio TV Aberta. Também foram incluídos cinco canais de Pay TV, cinco títulos de revista, seis emissoras de rádios e 15 jornais. Para esse último, o aumento da cobertura impulsionou o crescimento do meio. Além disso, para os dados de 2012 não foi considerado o novo critério de mídia interna (autopromoção), que passou a valer a partir de 2013. Neste ano, outra novidade foi a inclusão de merchandising, que representa 5,34% do investimento total.
Os investimentos publicitários cresceram 19%, passando de R$ 43,84 bilhões no primeiro semestre de 2012 para R$ 52,03 bilhões no primeiro semestre deste ano. A TV continua liderando o ranking, com investimentos de R$ 27,52 bilhões, seguida do jornal. E, desconsiderando a ampliação da cobertura na monitoração do investimento publicitário brasileiro, o crescimento foi de 9%.
Rank 2012
|
Rank 2013
|
TOP 10 ANUNCIANTES
|
Jan a Jun/2013
|
Jan a Jun/2012
|
R$
|
R$
| |||
2
|
1
|
UNILEVER BRASIL
|
2.242.541.890
|
1.463.915.000
|
1
|
2
|
CASAS BAHIA
|
1.593.341.010
|
1.684.650.000
|
#
|
3
|
GENOMMA
|
1.269.904.050
|
214.965.130
|
4
|
4
|
AMBEV
|
961.602.210
|
793.287.000
|
3
|
5
|
CAIXA (GFC)
|
710.817.490
|
796.527.000
|
9
|
6
|
VOLKSWAGEN
|
662.698.110
|
477.166.000
|
12
|
7
|
FIAT
|
587.781.020
|
416.671.000
|
13
|
8
|
PETROBRAS (GFC)
|
575.169.720
|
416.146.000
|
5
|
9
|
SKY BRASIL
|
548.852.520
|
777.950.000
|
17
|
10
|
HYPERMARCAS
|
496.422.420
|
404.121.000
|
Setores
Primeiro lugar no ranking de setores, comércio e varejo continua líder em volume de investimento, porém com uma participação menor em relação ao ano anterior, de 21% para 20%. Em seguida aparece o setor higiene pessoal e beleza, que ocupava a 3ª posição em 2012 e obteve a maior variação absoluta dentre os segmentos, com um aumento de 47% em relação ao ano anterior. Crescimento que reflete o aquecimento da economia em relação aos produtos desta linha. A seguir está o setor de serviços ao consumidor, que caiu para a 3ª posição, porém com um volume de investimento 23% maior em relação ao ano anterior.
Setor
|
Jan a Jun/2013
|
Jan a Jun/2012
| ||
R$
|
%
|
R$
|
%
| |
TOTAL
|
52.039.397.080
|
100
|
43.841.680.000
|
100
|
COMERCIO VAREJO
|
10.265.195.200
|
20
|
9.297.208.000
|
21
|
HIGIENE PESSOAL E BELEZA
|
5.342.622.200
|
10
|
3.644.234.000
|
8
|
SERVICOS AO CONSUMIDOR
|
4.625.037.030
|
9
|
3.758.816.000
|
9
|
VEICULOS PECAS E ACESSORIOS
|
4.147.019.250
|
8
|
3.625.410.000
|
8
|
MERCADO FINANCEIRO E SEGUROS
|
3.271.366.550
|
6
|
3.238.988.000
|
7
|
CULTURA LAZER ESPORTE TURISMO
|
3.111.549.660
|
6
|
2.611.157.000
|
6
|
SERVICOS DE TELECOMUNICACAO
|
2.805.710.620
|
5
|
2.995.726.000
|
7
|
BEBIDAS
|
2.723.910.850
|
5
|
2.635.321.000
|
6
|
SERVICOS PUBLICOS E SOCIAIS
|
2.616.855.920
|
5
|
2.218.747.000
|
5
|
ALIMENTACAO
|
2.037.719.310
|
4
|
1.496.673.000
|
3
|
Praças
Dentre os mercados monitorados, São Paulo continua sendo o líder, mas com uma participação menor nos investimentos, de 28% para 26% em relação a 2012. Destaque para Salvador e Recife que, mesmo sem aumento na cobertura, cresceram, em média, 13,5% nesse semestre. Apesar de Belém e Campinas terem veículos incluídos em suas coberturas, as praças ainda cresceram 24% e 15%, respectivamente, quando desconsideradas as novas inclusões.
Agências
No ranking das agências, a YR manteve a primeira posição, movimentando R$ 3,51 bilhões do total dos investimentos publicitários do primeiro semestre. Em seguida aparece a Ogilvy e Mather Brasil, com R$ 1,68 bilhão, e a Borghi Lowe, com uma verba de R$ 1,65 bilhão. A Ogilvy subiu de terceiro para segundo lugar e a Borghi, de sexto para segundo.
Janeiro a Junho 2013
| ||
Moeda: R$
| ||
Posição
|
Agência
|
2013
|
1
|
Y R
|
3.516.523.435
|
2
|
OGILVY E MATHER BRASIL
|
1.688.553.820
|
3
|
BORGHI LOWE
|
1.654.845.625
|
4
|
ALMAP BBDO
|
1.605.991.740
|
5
|
WMCCANN
|
1.550.723.080
|
6
|
LEO BURNETT
|
1.071.319.705
|
7
|
PUBLICIS PBC COMUNICACAO
|
1.053.930.840
|
8
|
DM9DDB
|
1.044.202.095
|
9
|
JWT
|
1.036.655.760
|
10
|
HAVAS WORLDWIDE
|
1.020.806.580
|
Sobre a pesquisa
Cobertura: TV aberta: 41 mercados. TV Assinatura: 38 canais. Rádio: 10 mercados e 83 emissoras. Revista: 200 títulos/mês nacionais, regionais e especiais. Jornal: 26 mercados. Outdoor: 30 mercados. Cinema: 11 mercados e 562 salas. Internet: 6 portais. Mobiliário Urbano: 10 mercados. Merchandising: 5 redes (nacional).
NOTAS IMPORTANTES:
1- O critério Mídia Interna foi revisto, ampliado e definido a partir de 2013 como Autopromoção. Esse novo conceito trará mudanças de valores de investimento para as agências que tenham veículos de comunicação em sua carteira desde 2012.
2 - A partir de 2013, os investimentos realizados em Merchandising passam a ser contabilizados na verba das agências para divulgação do ranking.
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