No último final de semana, dias 3 e 4 de junho, foi realizada a 6ª Festa do Inhame, na comunidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelaAssociação de Moradores de São Bento de Urânia, reuniu cerca de 60 produtores de inhame para comemorar o início da colheita do principal produto agrícola da localidade.
Na programação da Festa do Inhame, houve premiação de produtores que concorreram às categorias de boas práticas agrícolas,produtividade e qualidade. Uma comissão julgadora, formada por integrantes do Incaper e da Secretaria Municipal de Agricultura,visitaram as propriedades para fazer a seleção dos produtores que mais se destacaram nos quesitos citados. Os ganhadoresreceberam um certificado de premiação do Incaper.
Na categoria de boas práticas agrícolas, foi premiado em 1º lugar o produtor Elson Antonio De Nadai. Nesse quesito, todapropriedade é avaliada, sobretudo em relação à conservação do solo, depósito de agrotóxicos e utilização de produtosrecomendados pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
No item produtividade, o primeiro colocado foi o produtor Antonio Pianzoli, com 81.250 mil quilos por hectare de rizoma comercial.Na categoria qualidade, na qual se observa a coloração do inhame, padrão, formato do rizoma e ausência de doenças e pragas,ficou classificado em 1º lugar o produtor Daniel Piazoli.
A Festa do Inhame também contou com a exposição e degustação de doces e derivados do inhame, danças e quadrilhas no “ArraiáInhô Bento”, torneio de bocha e mora, shows de forró, celebração e rifas. Para o chefe do escritório local do Incaper, Alciro LamãoLazzarini, a Festa do Inhame tem o objetivo de comemorar o início da colheita do produto no município. “A festa anima acomunidade, pois o inhame é uma das olerícolas mais fortes da região e mais rentável economicamente para os produtores”,explicou Alciro.
Alfredo Chaves: alta produtividade no cenário nacional
O município de Alfredo Chaves se destaca na produção nacional de inhame e é considerado um dos maiores produtores em âmbitonacional. Atualmente, cerca de 400 produtores possuem 800 hectares plantados da olerícola e a estimativa para a colheita, em 2012, é de 40 mil toneladas de rozima comercial. Cerca de 80% dessa produção vem da comunidade de São Bento de Urânia.
Para o chefe do escritório local do Incaper, Alciro Lamão Lazzarini, há vários motivos que explicam essa produtividade em AlfredoChaves. “A variedade de inhame que é cultivada no município, a São Bento, é altamente produtiva. Enquanto a variedade doinhame Chinês produz 18 tonelas por hectare, a São Bento produz 50 toneladas”, explicou Alciro. Ele disse que a variedade SãoBento foi descoberta por um produtor rural, testada pelo Incaper e registrada pelo Instituto como uma variedade genuinamentecapixaba junto ao Ministério da Agricultura.
Outro fator que explica a grande produtividade do inhame em Alfredo Chaves é o trabalho organizado na agricultura familiar. “Otrabalho com olerícolas é feito na propriedade familiar, sobretudo com jovens que permanecem no meio rural”, disse Alciro. Alémdisso, o clima propício para a atividade agrícola e a boa rentabilidade econômica são outros fatores que influenciam na boa produçãoda região.
Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação –
Incaper Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre Texto: Luciana
Silvestre comunicacao@incaper.es.gov.br Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper
Nenhum comentário:
Postar um comentário