quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sistema do Cadastro Único apresentará alerta para cadastramento de famílias acima do perfil de renda prioritário


A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS) implantou, no dia 13 de julho, uma nova funcionalidade no Sistema de Cadastro Único – Versão 7 que exibe mensagem de alerta na inclusão ou atualização de dados de família com renda per capita superior ao perfil prioritário do Cadastro Único (até meio salário mínimo per capita ou até três salários mínimos no total). Assim, na inclusão ou alteração dos dados de uma família cuja renda per capita seja superior ao perfil prioritário, será exibida uma mensagem de alerta ao usuário. Essa mensagem não impede o cadastramento, mas o gestor deve observar se a família está vinculada a algum programa social ou está sendo cadastrada como potencial beneficiária, de acordo com o Decreto nº 6135/2007.
Além desse alerta, a nova funcionalidade do Sistema traz as seguintes mudanças:
a)         Ajuste de rotina de relação entre os sistemas Cadastro Único e Cadastro NIS (Novo SIISO). Esse ajuste visa a exibir, no Sistema de Cadastro Único – Versão 7, o documento mais completo da pessoa, considerando, entre outros critérios, a data de emissão mais recente e a maior quantidade de campos preenchidos, quando a pessoa possuir mais de um documento do mesmo tipo no Cadastro NIS, como, por exemplo, a Carteira de Identidade;
b)         Correção de erro de inclusão de pessoas no relatório do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV): o Sistema permite, a partir dessa melhoria, a inclusão de até 50 pessoas por relatório. 

Essa ação faz parte do trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a CAIXA para aperfeiçoar o Sistema de Cadastro Único – Versão 7, conforme as necessidades de melhorias e a correção de erros identificadas pelo MDS e, principalmente, aquelas que vêm sendo reportadas pelos Gestores Municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário