20/11/2013 06:20
Tamanho da fonte
Discutir os avanços no plano de retomada das contratações do Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF), de reestruturação da Unidade Técnica Estadual (UTE/MT) e de revitalização dos Projetos já implantados em Mato Grosso, propostos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do estado. Estes foram os principais objetivos do encontro realizado nesta quarta-feira (20), em Brasília.
Desenhado pela Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf), o plano de retomada busca dar continuidade e fortalecer o programa de Crédito Fundiário em Mato Grosso. A ação tem como pilar três importantes estratégias: aperfeiçoar os mecanismos de execução, controle e avaliação da UTE; fomentar o desenvolvimento e a viabilidade econômica dos projetos já implantados; e ampliar as ações do PNCF, reforçando a disseminação e a mobilização para que, tão logo seja retomado o programa, haja novas contratações.
O diretor do departamento de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DCF/MDA), Francisco Ribeiro Filho, atentou para a necessidade de que o plano contenha propostas reais de integração das políticas públicas, estaduais e federais, de desenvolvimento e de ampliação da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Ele salientou que assim será possível potencializar o trabalho de revitalização e consolidação das unidades produtivas já existentes e as que virão após a retomada.
“Nosso trabalho agora é propor ações que consigam revitalizar grande parte dos projetos já existentes e retomar o programa. Ele é estratégico para o estado de Mato Grosso que, segundo o último censo Rural do IBGE, tem mais de 86 mil estabelecimentos rurais familiares, correspondendo a 76% da área rural do estado”, declarou o secretário da Sedraf, Juarez Fiel.
Dentre os encaminhamentos pactuados está a publicação de nova chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), já em elaboração, para atender a mais mil famílias mato-grossenses no processo de revitalização dos projetos do Banco da Terra e Crédito Fundiário. No encontro, foram apresentados aos representantes de Mato Grosso os membros da nova comissão que irá verificar os avanços obtidos com o plano.
A reunião contou com a presença do secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida; do diretor do PNCF/MDA, Francisco Ribeiro Filho; do secretário adjunto da Agricultura Familiar de Mato Grosso (Sedraf), Juarez Fiel, e das equipes técnicas da SRA e do governo do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário