quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Agricultores familiares debatem estratégias no 6º Congresso Estadual da Fetag, em Teresina



Fortalecer e valorizar a agricultura familiar e a luta sindical, promovendo a participação mais efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Estes são os principais objetivos do 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (6º CETTR), organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag PI). O evento reúne mais de 1.300 agricultores familiares piauienses, em Teresina, até esta sexta-feira (07).
Os participantes debatem questões e desafios relacionados à agricultura familiar. Serão, ainda, definidas as mudanças internas e as formas mais eficazes de acesso às políticas públicas que visam à implementação do projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário.
"Este é um país que vem mudando. Temos, hoje, dezenas de políticas públicas, que viabilizam o protagonismo das mulheres e jovens rurais, fortalecendo o campo e o brasileiro que nele trabalha, um segmento da sociedade que até bem pouco tempo era esquecido”, comentou o Secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida. “Precisamos continuar na luta para tornar este segmento ainda mais representativo na sociedade”, defendeu.
O presidente da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura, Alberto Borch, destacou o compromisso do Congresso. "Neste ano, em que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, precisamos de ações mais efetivas de conscientização da classe, que ampliem, por meio das políticas públicas, sobretudo as que valorizam o trabalhador e a trabalhadora, as conquistas e o desenvolvimento do rural brasileiro”, disse Borch.
Durante o Congresso será eleita a nova diretoria da Fetag-PI e do Conselho Fiscal, que atuará à frente da Federação no quadriênio (2014/2018).
Expectativas
Para o delegado Vanderlei Raimundo de Carvalho, coordenador do polo regional de Paulistana e beneficiário do PNCF há três anos, esse é um espaço onde a juventude consegue avançar e colocar suas propostas, por isso é de fundamental importância. "Temos muita dificuldade de emplacar as políticas específicas para a juventude, e o resultado disso é  evasão dos jovens. Daí, trazer para o debate a necessidade de políticas mais ágeis e eficientes, principalmente as voltadas para educação e capacitação técnica destes jovens, contribuindo para a manutenção deles no campo", complementou o delegado.
A delegada Maria da Cruz Soares Lira, presidenta do sindicato de José de Freitas, entende o congresso como um importante local de debate, pois são elaboradas estratégias para resolver os  gargalos que, por vezes, retardam o desenvolvimento do trabalhador e da trabalhadora rural. Dos mais de 800 delegados presentes ao evento, 447 são mulheres e 232 jovens rurais, o que amplia o debate de gênero e sucessão durante o Congresso.


Serviço:
O que: 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Quando: Até esta sexta-feira (7)
Onde: Auditório Helena Souza, Atlantic City, em Teresina/PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário